segunda-feira, 11 de junho de 2018

Felipe Camarão:"Escola Digna: um legado para gerações"


Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão
Essa semana completará um mês de nascimento de João Muriella, mais novo membro de uma família de amigos que fizemos ao longo da nossa trajetória de vida. Seu nascimento se deu em uma época emblemática em nosso país – ao mesmo tempo em que passamos por uma forte crise no cenário nacional, estamos vivendo uma verdadeira transformação em nosso Estado.
Em comemoração ao primeiro mês do pequeno João, temos muito orgulho em escrever sobre as novas perspectivas e o novo Maranhão que buscamos diariamente para que todos os jovens e crianças que, como ele, estão iniciando sua vida hoje, possam, em seu futuro, ter um estado cada vez mais próspero e com resultados melhores.
“Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão; se forem para dez anos, planta uma árvore; se forem para cem, instrui o povo”. Tal Provérbio Chinês nos remete à educação, que é o caminho da mudança e da melhoria da nossa sociedade. E é essa a fórmula que acreditamos e aplicamos todos os dias, por orientação do governador Flávio Dino.
Se hoje João nasceu em um estado ainda com escolas de taipa, sendo substituídas por estruturas adequadas, daqui a alguns anos, verá que serão capítulos ultrapassados no Maranhão, tendo em vista que o ‘Governo de Todos Nós’ trabalha para que a educação seja uma política de Estado, abraçada pelo povo e que jamais retroceda.
E aqui está, talvez, um dos pontos-chave para que o Maranhão possa seguir um caminho de prosperidade. Não podemos nos deixar levar por discursos irresponsáveis, que querem atacar os investimentos na educação apenas para atingir o governador que os criou. As políticas educacionais devem ser realizadas por todos e aprimoradas cada vez mais. Devemos criticar para melhorar e não atacar para diminuir.
Secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional,
Anderson Lindoso
São diversos investimentos e ações concretas na educação: mais de 750 obras entregues, entre reformas, construções e revitalizações de escolas; saímos de zero para mais de 40 escolas de tempo integral; a maior remuneração do país aos professores da rede estadual, com jornada semanal de 40 horas; fardamento para todos os estudantes da rede; formação para todos os professores, incluindo uniformes com inscrição em braile; redução do analfabetismo, a menor taxa dos últimos dez anos; maiores índices de aprovação e queda das taxas de reprovação e abandono escolar, entre muitas outras.
Negar ou rebaixar o avanço que é a substituição de uma escola de taipa por uma escola de alvenaria, em um longínquo povoado de um município do interior do Estado, é o mesmo que dizer: “Há seres humanos que têm menos direito que outros!”. E isso é desprezível, digno de repúdio! Quem tem pensamento assim não tem condições de servir ao povo, pois a função de um servidor público é tratar com equidade a população e fazer como tem feito o governador Flávio Dino: buscar meios para garantir igualdade de oportunidades para todos!
Portanto, a educação é, sim, uma obra estruturante, uma vez que liberta, que tira as amarras, a cegueira do não saber; é a educação a maior e mais bonita ponte a ser construída para um futuro de conquistas; o melhor pavimento para um futuro de escolhas, de protagonismo. E é a Escola, que deve ser Digna, o verdadeiro porto no qual navios de conhecimento atracam todos os dias com a cultura de todo o estado, de todo o país, de todo o mundo!
Essa é a verdadeira obra que dura por muitas gestões, por muitos governos e que muda, verdadeiramente, a vida não apenas de uma pessoa, mas a vida de todo o mundo. E o futuro que queremos para o João é aquele no qual possa competir, em igualdade de condições, junto com outros maranhenses oriundos de todas as regiões do Brasil.
Viva João Muriella! Viva a Educação! Viva o futuro do Maranhão!
Felipe Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação
Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Anderson Lindoso
Advogado
Secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário