sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Pesquisa: Haddad cresce e tem empate técnico com Bolsonaro

Fernando Haddad avança
Pesquisa da XP/Ipespe, realizada entre 13 e 15 de agosto, ouvindo mil pessoas por telefone, mostra que o possível substituto de Lula em caso de impedimento de sua candidatura, Fernando Haddad (PT), está empatado tecnicamente com Jair Bolsonaro (PSL) na primeira posição, num cenário em que o nome do ex-prefeito de São Paulo aparece como o apoiado por Lula.

Nessa situação, cenário, Bolsonaro tem 21% das intenções de voto e Haddad tem 15%, mas a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, por isso o empate técnico. Marina e Alckmin figuram empatados com 9%, Ciro Gomes soma 7% da preferência do eleitor e “ninguém/branco/nulo” representam 24% das opiniões dos entrevistados.

No cenário em que o nome de Lula consta da lista de candidatos na pesquisa, o ex-presidente continua liderando com folga, chegando a 31%, seu maior índice da série histórica iniciada em maio. Bolsonaro vem em seguida com 20% e a quantidade de pessoas que responderam “ninguém/branco/nulo” cai para 13%. Na concorrência com o ex-presidente, Alckmin tem 9%, Marina 8% e Ciro Gomes, 7%.

Em um cenário no qual o nome de Haddad não é associado ao de Lula, o ex-prefeito de São Paulo sai de 3% para 7% em relação ao levantamento anterior. Mas segue atrás de Ciro Gomes (8%), Geraldo Alckmin (9%), Marina Silva (11%) e Bolsonaro (23%).

O crescimento de Haddad e a estagnação Alckmin na primeira sondagem divulgada após o registro de candidaturas e o início da campanha eleitoral preocupa aqueles que agem pela manutenção da atual agenda neoliberal. 

Empenhados na condenação sem provas de Lula, agentes por trás e à frente do golpe começam a se dar conta de que mantê-lo preso pode não ser suficiente para barrar o projeto popular e inclusivo encabeçado pelo PT.

O mercado financeiro, a quem interessa dar seguimento às políticas que tiram verbas de programas sociais para pagamento de juros da dívida, teve seu nervosismo agravado após a divulgação da pesquisa. Se o dia já amanheceu tenso, devido a turbulências externas, como a desvalorização da lira turca, a resiliência do PT apontada na sondagem fez tudo piorar.

Nesse ambiente, na tarde desta sexta, o dólar subia 0,81% em relação ao real e estava cotado a R$ 3,938. Já O Ibovespa, principal índice da bolsa, caía 1,20%.


Fonte: Portal Vermelho, com Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário