segunda-feira, 16 de setembro de 2019

SINPROESEMMA luta contra retaliações e perseguições de Prefeituras aos núcleos municipais

SINPROESEMMA ao lado dos trabalhadores em Paço do Lumiar
Os núcleos do Sinproesemma nas Cidades de São Raimundo do Doca Bezerra, localizado a 375 Km de São Luís e Esperantinópolis, à 325 Km, pertencentes à regional de Pedreiras estão sofrendo com perseguições das Prefeituras.
Na cidade de São Raimundo do Doca Bezerra, o Prefeito Seliton Miranda (PDT), de forma unilateral, baseado em mentira e em uma Medida Provisória sem efeito, suspendeu os descontos da contribuição sindical realizadas diretamente na folha de pagamento dos filiados do Sinproesemma, alegando que os associados não teriam autorizado expressamente esse pedido.
Na contramão do que alega o Município, todos os filiados ao Sinproesemma, no ato de assinatura da ficha de filiação autorizam, de forma expressa e documentada, a contribuição referente a mensalidade sindical, sendo que uma cópia dessa ficha é encaminhada ao município que deve proceder com a consignação do desconto referente a mensalidade sindical.
Para a coordenadora do Núcleo do Sinproesemma em São Raimundo do Doca Bezerra, Gleiane Serra, a Prefeitura age de forma indevida e mal-intencionada tentando enfraquecer a luta da categoria.
“Desde 2008 que o Sinproesemma trava a luta por melhorias da educação e valorização dos profissionais aqui em São Raimundo do Doca Bezerra e nunca tínhamos passado por essa tentativa de desmonte da nossa instituição e intimidação. Não vamos nos render e continuaremos trabalhando firmes na defesa dos direitos da categoria”, disse a Gleiane.
Já no município de Esperantinópolis, o prefeito Aluisinho do Posto (PC do B) segue perseguindo os profissionais da educação. Depois de impor carga horária acima do padrão estadual, de cortar o desconto sindical em folha e alterar a Lei de Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação de Esperantinópolis, possibilitando contratar a seu desejo pessoas para exercer função de diretor(a), o Prefeito segue com a política de exoneração, desobedecendo os prazos legais e sem dar o direito à ampla defesa dos profissionais.
No mês de agosto, quatro servidores municipais foram exonerados e para outros cinco profissionais, foi dado prazo de 10 dias para apresentação de defesa e antes dos prazos estipulados, a Prefeitura de Esperantinópolis publicou nova Portaria exonerando-os.
“É lamentável a postura do gestor para com os funcionários públicos da nossa cidade. Até o momento, já são dez(10) exonerações, sendo que algumas poderiam ser evitadas, como os casos dos professores que estavam em processos de unificações de suas matrículas na rede estadual, que foram demitidos antes que suas portarias fossem publicadas no Diário Oficial do Estado, onde foram publicadas recentemente. São pais e mães de famílias que estão sendo prejudicados por causa da falta de responsabilidade do Prefeito”, disse Paulo César da Silva, coordenador do núcleo do Sinproesemma em Esperantinópolis.
Para a professora Janice Neri, secretária de representação dos núcleos municipais do Sinproesemma, essas gestões bem representam o atual momento em que o Brasil vive.
“Hoje estamos vivendo uma imensa tentativa de desmonte do sindicalismo brasileiro e de desmobilização das categorias. Precisamos estar atentos as estratégias desses gestores e combater com toda a nossa força esses desmandos”, disse Janice.
Já o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, ratificou a luta pela defesa dos direitos da categoria.
“Os ataques aos sindicatos e aos direitos dos trabalhadores estão acontecendo em todas as esferas no Brasil e no Mundo. E nesse momento de crise é necessário uma resposta muito forte da classe trabalhadora, com união e solidariedade, para combater os desmandos desses gestores”, disse Oliveira.
Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário