quinta-feira, 18 de junho de 2020

Márcio Jerry classifica como ‘estúpida’ decisão de Weintraub de extinguir cotas para negros na pós-graduação

Quase ex-Ministro da Educação

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) promete estar ao lado dos parlamentares que tentarão tornar sem efeito a medida tomada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que nesta quinta-feira (18) extinguiu a política de cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação de instituições federais de ensino.

“Essa portaria assinada pelo Weintraub é de uma estupidez monumental, só possível na cabeça doentia desse ainda ministro. Quis fechar seu tenebroso período à frente do ministério se superando em boçalidade. Nossa reação será grande a mais essa sandice do governo Bolsonaro”, disse o deputado.


A norma que determinava que universidades deveriam criar ações de inclusão nas pós-graduações é de maio de 2016, assinado pelo ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante, durante a gestão de Dilma Rousseff (PT). Segundo dados de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negros eram 28,9% dos pós-graduandos, apesar de representarem 52,9% da população à época.


A extinção da política das cotas pode ser o último ato de Weintraub à frente do Ministério da Educação. Sua demissão é dada como certa nos bastidores do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário