segunda-feira, 20 de julho de 2020

Diretoria do SINPROESEMMA lança Nota exigindo dos Deputados Federais do Maranhão VOTO SIM para aprovação do Novo FUNDEB

Carta aberta aos Deputados Federais do Maranhão

Excelentíssimos Senhores Deputados Federais Maranhenses

Na próxima semana, dias 20 e 21, está pautada na Câmara dos Deputados a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2015 que trata do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O Fundeb tem vigência assegurada até 31 de dezembro de 2020 e após essa data ficará extinto, podendo comprometer gravemente o financiamento da educação em todo país. Por isso é urgente que o Congresso Nacional aprove a PEC 15/2015, que propõe renovar o Fundeb de forma permanente.

Desde que foi implantado, em 2006, o fundo estabelece um parâmetro mínimo de gastos por aluno para os estados e cidades, permitindo que os recursos sejam equalizados para garantir um valor razoável à educação básica. Sem ele, 3.701 dos 5.570 municípios brasileiros perderiam diretamente os investimentos para a área segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O Dieese aponta ainda que a região Nordeste seria a mais prejudicada, uma vez que 98% dos municípios perderiam recursos. Na região Norte, 93% das cidades também deixariam de receber investimentos, seguindo do Centro-Oeste que perderia 57%, Sudeste, com 56% e o Sul, 50%.

O Sinproesemma vem ratificar a importância da aprovação do novo Fundeb, todavia chama a atenção para a manobra que o Governo Federal, através de Bolsonaro/Paulo Guedes, quer implementar propondo a desvinculação dos recursos para a educação, o fim do piso salarial dos trabalhadores em educação e o fim do próprio Fundeb.

Estaremos atentos à votação e conclamamos a todos os representantes do povo maranhense no Congresso Nacional a votarem pela renovação do Fundeb Permanente e com mais recursos, pela educação e pelo futuro do Brasil.

Sinproesemma – Gestão Unidade e Luta por mais Conquistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário