Para reforçar essa tendência positiva, lançamos o Plano Emergencial de Empregos (PEE) Celso Furtado, no valor de R$ 558 milhões. Trata-se de um conjunto de investimentos em obras públicas, contratações e compras governamentais, executado de forma emergencial no período de agosto a dezembro deste ano. O nome do plano é uma homenagem ao grande economista nordestino Celso Furtado, que este ano completaria 100 anos. Rememoro, com isto, sua forte preocupação com o desenvolvimento do Nordeste, por meio da criação da SUDENE.
O Plano contempla novas ações, iniciadas este mês e doravante, com o objetivo central de zerar o efeito recessivo gerado pela pandemia, alcançando a realização de, pelo menos, 63 mil admissões entre agosto e dezembro, igualando ou superando o desempenho verificado no mesmo período do ano passado. O parâmetro serão os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia.
Os investimentos de R$ 558 milhões são oriundos de fontes públicas, quais sejam o Tesouro Estadual, Fundos e Leis de Incentivo estaduais, Lei Aldir Blanc, Porto do Itaqui, Compensações Ambientais, Fundo Nacional de Segurança Pública e recursos provenientes de decisão do STF, destinados a investimentos no Meio Ambiente.
As ações serão executadas nos eixos: Infraestrutura; Educação; Saúde; Cultura, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Habitação; Agricultura e Pesca; Economia Solidária; Desenvolvimento Social e Segurança Pública. Executaremos obras rodoviárias e de modernização portuária, reformas e construções de prédios escolares e universitários, unidades hospitalares, melhorias em habitações, parques ambientais, praças da família, aquisição de equipamentos para segurança, além do incentivo à agricultura familiar, pesca e economia solidária.
Com trabalho sério, evidenciaremos o que deveria ser óbvio ao Governo Federal, principal responsável pela política econômica do país: é urgente que haja uma agenda concreta de enfrentamento à grave recessão econômica no Brasil. A agenda do Brasil precisa ser um Pacto Nacional pelo Emprego. Este é o exemplo que estamos procurando vivenciar com responsabilidade e coragem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário