domingo, 20 de dezembro de 2020

Com pauta focada na Campanha Salarial 2020 SINPROESEMMA tem reunião produtiva com SEDUC


Em reunião na tarde desta sexta-feira, 18, a diretoria do Sinproesemma esteve reunida com a Seduc para dar início a campanha salarial 2021.

Durante a reunião, o presidente do Sinproesemma fez uma avaliação sobre a atual conjuntura da educação e falou sobre os eixos permanentes da pauta de reivindicação 2021 que se baliza na valorização dos trabalhadores em educação, infraestrutura das escolas, qualificação profissional e a qualidade do ensino aprendizagem. A direção do Sinproesemma tratou ainda sobre o término do ano letivo e a volta às aulas em 2021.

“Tivemos um ano muito difícil, onde junto com a pandemia tivemos que lutar contra as manobras e tentativas do governo federal de retirar direitos dos trabalhadores em educação. Acreditamos em um esforço conjunto entre Sinproesemma e Seduc para construirmos um caminho de atendimento à pauta de reivindicação na perspectiva de um ano novo melhor, com dias melhores para a nossa categoria”, disse Raimundo Oliveira.

A direção do Sinproesemma enfatizou da necessidade da automaticidade das progressões, de regularização das titulações e promoções dos trabalhadores em educação do Maranhão, além da realização de concurso público, ampliação de matrícula, lançamento de edital de curso pró-funcionário, celeridade na publicação de portarias de aposentadoria, condições sanitárias para o retorno das aulas, entre outros.

Segundo o secretário de Educação Felipe Camarão, todos os questionamentos do Sinproesemma já serão respondidos em uma nova reunião que ficou agendada para janeiro de 2021.

“Temos um contato permanente com o Sinproesemma. Durante todo o ano fizemos reuniões por videoconferência e webinários onde debatemos as formas de aulas por conta da pandemia, entre outros pontos como a garantia das férias sem antecipação. Fizemos uma avaliação desse cenário e apresentamos as perspectivas financeiras e pedagógicas para 2021, propondo um calendário para o ano que vem. Agora é debater e dialogar para garantir boas notícias para os trabalhadores em educação tanto no campo financeiro como pedagógico”, disse Felipe.

Ano letivo de 2021

A Seduc apresentou ao Sinproesemma a proposta de calendário para o ano letivo de 2021. A ideia é terminar esse ano letivo de forma remota como já vem acontecendo até o final de dezembro, sendo mais tarde até o final de janeiro e garantindo o recesso antes do início do ano letivo previsto para fevereiro de 2021, começando dia 08 nas escolas de tempo integral e dia 22 nas escolas regulares. Os 2º e 3º anos terão calendários fixos, com aulas de forma híbrida e gradativa. Todos os trabalhadores em educação do Estado farão testagem para a Covid-19 e será aplicado o inquérito sorológico (testagem por amostra) para os estudantes.


Todas as normas de biossegurança serão respeitadas e a quantidade de alunos em sala será reduzida buscando a melhor forma de revezamento entre os alunos, tendo as escolas autonomia para implantar a forma de fazer essa dinâmica. A Seduc irá disponibilizar kits de higiene para a comunidade escolar, assim como continuará a distribuição de chips de internet. Será disponibilizada ainda para o Sinproesemma uma nota técnica das autoridades em saúde do Estado que irá apontar as condições necessárias para a volta das aulas presenciais na rede estadual. A nota vai apontar os mecanismos necessários para a volta segura das aulas.

“Tivemos uma reunião muito proveitosa com a Seduc, onde tratamos dos principais pontos inerentes a valorização dos trabalhadores em educação, a possibilidade da retomada ou não das aulas presenciais, debatendo também outras formas, caso não haja condições segundo os especialistas em saúde. Entendemos as dificuldades impostas por leis aprovadas pelo Governo Federal contra os trabalhadores que traz um enorme retrocesso, mas temos perspectivas que com diálogo possamos avançar em pontos pendentes e que atendam às necessidades de valorização da nossa categoria e o cumprimento do nosso Estatuto”, enfatizou Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário