Depois de um longo período de limitações de atividades em face da grave pandemia, agora, mediante o avanço da cobertura vacinal contra a Covid-19 no Maranhão, ampliamos a retomada das movimentações de todo o trade turístico do Estado com mais intensidade. Sabemos da força do segmento para a geração de trabalho, renda e oportunidades para a economia local, por isso mantivemos contínuos investimentos a fim de potencializar os resultados neste período em que já é possível maior flexibilização das medidas sanitárias.
Destaco o Programa Lençóis e Delta, para o qual destinamos R$ 20 milhões em investimentos da Secretaria Estadual de Turismo nos 8 municípios que compõem a região turística. A área compõe a Rota das Emoções, que integra o Maranhão aos estados do Piauí e Ceará, formando um dos destinos mais procurados do Nordeste brasileiro. Por meio do programa, estamos avançando com obras de urbanização e infraestrutura, a exemplo da Beira-Rio em Santo Amaro, da estrada até o Povoado Cassó, de atracadouro e praça em Atins, da Beira-Mar em Tutóia e instalação de internet gratuita em pontos estratégicos dessas 8 cidades.
Na região, instalamos, também, a ecorrodovia que interliga as cidades de Barreirinhas e Paulino Neves, formando uma das mais belas vistas naturais de nosso território. A nova infraestrutura garantiu condições adequadas de circulação de pessoas e veículos ligando os Lençóis ao Delta.
Em outra região do Maranhão, estamos fortalecendo a estrutura turística do Parque Nacional da Chapada das Mesas com a recuperação dos acessos ao Poço Azul e Encanto Azul, além de asfaltamento na cidade de Riachão e urbanização da região central da cidade de Carolina. Para reforçar essa outra rota turística e econômica, assinamos, na última semana, acordo de cooperação com o Governo do Tocantins para promover maior integração entre ambos os estados, com potencialização dos destinos Chapada das Mesas (MA) e Jalapão (TO). Vamos também avançar no objetivo de construção da ponte Carolina (MA) a Filadélfia (TO), com a licitação dos projetos necessários.
Já na capital São Luís, investimos em importantes obras de infraestrutura turística, que têm sido vetores de atração de visitantes e oportunidades de geração de renda. Cito, por exemplo, a revitalização de nossa orla marítima, inclusive com instalação do novo Mirante da Litorânea; a instalação de novas casas de cultura; do Complexo Cultural da RFFSA; e ampliação da rede de Centros de Atendimentos ao Turista (CAT), passando de 1 para 11 unidades, nos principais pontos da Ilha e em Imperatriz. E criamos o aplicativo “Maranhão de Encantos”, com informações sobre os atrativos turísticos.
Para impulsionar todo esse potencial turístico, trabalhamos, ainda, pela qualificação de profissionais envolvidos no trade, beneficiando mais de 10 mil pessoas com treinamentos presenciais e virtuais. Sublinho que, considerando o período de pandemia e a necessária suspensão das atividades do setor, investimos R$ 400 mil no auxílio emergencial estadual para profissionais do turismo, alcançando guias, agências de turismo e transportes turísticos.
Destaco, ainda, que a Ponte de Central a Bequimão, que vamos inaugurar neste ano, vai melhorar o acesso a todo o Litoral Ocidental, facilitando o turismo nessa bela região.
Seguiremos atuando com foco no fortalecimento da atividade turística do Maranhão, nas diversas regiões do estado. Com forte trabalho e compromisso, vamos ampliar a posição de referência em belezas naturais, cultura, qualidade de receptivo e infraestrutura de turismo ofertada pelo Maranhão à nossa população e aos visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário