O Governo do Estado, através Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), deu início nesta semana há uma série de encontros regionais com prefeitos municipais e gestores da Política de Igualdade Racial (PIR) no Maranhão. Os dois primeiros encontros ocorrem nas cidades de Pinheiro e Cururupu, respectivamente.
Em Pinheiro, a reunião contou com a presença do Secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, das prefeitas Valéria Castro (Presidente Sarney), Letícia Barros (Bacurituba) e Conceição Cutrim (Olinda Nova), além da Secretária de Direitos Humanos de Pinheiro, Bianca Kelly.
Durante o encontro, o secretário Gerson Pinheiro anunciou a criação da Rota Quilombola da Baixada Maranhense, formada por 11 cidades, que vai integrar e garantir a realização de ações e programas do Governo do Maranhão em comunidades rurais quilombolas:
“A criação desta nova rota assume um protagonismo na rota de desenvolvimento da baixada de modo geral, pois ela garante o fortalecimento da promoção da Igualdade Racial, sob a perspectiva territorial. Com as cidades se unindo, compartilhando experiências, acreditamos que muito em breve esse amplo território quilombola dará um amplo salto de qualidade e de fortalecimento”, afirmou Gerson Pinheiro.
Para a prefeita de Olinda Nova, Conceição Cutrim, a nova rota vai ser fundamental no cuidado e atenção junto às comunidades quilombolas: “É de suma importância, pois sem essas parcerias para a realização de políticas públicas com o Governo Estadual através da Seir, fica tudo mais difícil. Acredito que possamos focar no fortalecimento étnico dos quilombolas, e sei que com a Rota Quilombola poderemos obter novas conquistas para as nossas comunidades”, disse.
Encontro em Cururupu
Na cidade de Cururupu, a Seir promoveu um encontro que reuniu representantes de 10 cidades que compõe Rota Quilombola do Litoral Ocidental.
Assim como ocorreu na cidade de Pinheiro, no encontro foi desenvolvida uma oficina voltada para o processo de certificação estadual dos quilombos, e o de identificação e mapeamento dos terreiros, ambos coordenados pela Seir, explanando quais os procedimentos necessários com a finalidade de garantir o acesso às políticas públicas voltadas paras as comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário