segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Professores de IEMAs Plenos participam de seleção de Mestrados da UEMA


O que era um anseio da Direção Geral e das Diretorias Adjuntas Pedagógica e de Planejamento do IEMA tornou-se realidade e agora está na fase de inscrição e seleção dos professores para classes de mestrado. Este é o resultado do Acordo de Cooperação Técnica assinado em novembro do ano passado entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). 

O acordo visa a oferta de 60 vagas (15 vagas para cada programa) para titulação de profissionais do IEMA, nos Programas de Pós-Graduação em Letras, História, Educação e Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da UEMA.

Todas as etapas da seleção do Mestrado de Geografia já foram concluídas e foram selecionados oito candidatos, restando ainda sete vagas para o próximo ano. A seleção dos candidatos inscritos nos Mestrados de Letras e Educação está em andamento. E as inscrições para o Mestrado de História estão abertas até o dia 10 de março. 

A Diretoria Adjunta Pedagógica organizou um trabalho de divulgação e, especialmente, de orientação para que os professores conseguissem inscrever seus projetos de pesquisa com domínio de todas as informações necessárias. 

“O Programa de Valorização e Capacitação dos Professores do IEMA oferece aos nossos professores a possibilidade de cursar uma pós-graduação no nível de mestrado e assim valorizar não só o docente como melhorar a qualidade da produção científica e tecnológica que está sendo desenvolvida dentro do instituto. Os editais têm vagas exclusivas para nossos professores, bem como uma turma exclusiva, no mestrado de História para alunos do IEMA. Nossos estudantes terão uma formação aliada à produção da pesquisa científica e, futuramente, serão técnicos capazes de intervir nos arranjos produtivos locais de maneira proativa com inovação, atendendo as necessidades da sociedade”, informou o diretor geral do IEMA, Alex Oliveira.

A iniciativa foi muito bem-vinda por todos os docentes do IEMA. A maioria dos professores anseia por uma vaga em um curso de pós-graduação. Além de ampliar os horizontes intelectuais, um certificado de pós-graduação oferece aumento nos rendimentos salariais. 

O professor Clécio Nunes leciona Geografia no IEMA Pleno Vargem Grande. Ele está entre os oito primeiros selecionados para o Mestrado de Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço. Para ele, é gratificante iniciar no IEMA usufruindo dessa oportunidade. 

“Iniciamos as atividades ano passado e já poder disputar uma vaga para fazer um mestrado numa instituição de renome como a UEMA, isso só aumenta a minha expectativa em relação ao futuro como profissional do IEMA e como profissional da educação. Sabemos que é difícil para o professor o acesso à qualificação e à capacitação e quando o IEMA permite que colegas professores tanto da rede como bolsistas participem dessas iniciativas, nos dá a perspectiva futura de que o IEMA pode e tem muito a oferecer à juventude do nosso estado”, disse.

A Diretora Adjunta Pedagógica do IEMA, Monica Piccolo, considera o ano de 2022 como um ponto de inflexão no processo de formação continuada dos professores do IEMA. Para Piccolo, a aprovação do Convênio Institucional entre o IEMA e a Universidade Estadual do Maranhão é uma poderosa política pública do governo Flávio Dino em prol da educação. 

“Em seu primeiro ano, participaram os Programas de Pós-Graduação da UEMA de História, Geografia, Letras e Educação. Ao todo, serão 39 professores do IEMA que iniciarão o mestrado a partir de março de 2022. A certeza de que a qualificação docente é fundamental para consolidar e aprimorar o já vitorioso projeto educacional do IEMA, projeta-se a realização de novas parcerias institucionais e a ampliação da formação continuada em novas áreas, como matemática, física, química e biologia, a Direção Geral do IEMA materializa, assim, uma das mais antigas demandas de nosso corpo docente”, avaliou Monica Piccolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário