terça-feira, 14 de junho de 2022

Dia do Doador de Sangue: Hemomar incentiva doações com lanche junino


Aproveitando o clima das festividades juninas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) celebrou, nesta terça-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue, oferecendo aos doadores lanches típicos do período como mingau e bolo de milho. A proposta do equipamento, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), é sensibilizar e incentivar a sociedade para a doação de sangue, considerando o baixo estoque da unidade. 

A diretora Geral do Hemomar, Clícia Galvão, destacou que o Dia Mundial do Doador de Sangue aliado às festas juninas é uma estratégia para chamar a atenção da população. “Estamos convocando as pessoas para que elas celebrem a vida da mesma maneira que é festejada no São João. Que possam fazer a sua doação, tendo em mente que aquela bolsa poderá salvar vidas”, disse. 

Anderson Braga é motorista de ônibus e, desde 2001, tornou-se doador de sangue. Ele contou que tudo começou quando servia no Exército Brasileiro, quando os grupos do quartel se organizavam para ir até o Hemomar doar sangue. “Sempre de dois em dois meses eu estou aqui doando, tanto que hoje completo a minha 36ª doação de sangue. Para mim, doar tem a ver até com as minhas crenças. Sou cristão e entendo que o sangue é vida e, por esse motivo, busco fazer a minha parte como forma de salvar vidas e incentivar outros a fazerem o mesmo”, compartilhou Anderson. 

A jovem Karleane Martins disse que passou a doar por causa do exemplo que recebeu de dentro de casa. “Há mais de quatro anos já tenho o hábito de doar e eu aprendi isso com o meu pai e a minha madrasta. Vim fazer a minha doação de forma voluntária e a minha principal motivação é por hoje ser o Dia do Doador, então é um dia importante e não só para mim, mas também para quem receberá o meu sangue”, comentou. 

Atualmente, o estoque de bolsas no Hemomar está em situação crítica. De janeiro a maio deste ano foram coletadas 17.025 bolsas, o equivalente a 140 bolsas por dia. “O ideal seria coletarmos entre 250 e 300 bolsas por dia”, explica a diretora Geral do Hemomar, Clícia Galvão. 

Critérios para a doação

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios. 

As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h, na sede da instituição. Informações e agendamentos pelo WhatsApp: (98) 99232-8496.

Nenhum comentário:

Postar um comentário