domingo, 25 de dezembro de 2022

Obras educacionais e intercâmbios marcam educação pública no Maranhão em 2022


Manutenção predial, construção, reforma, revitalização, construção de quadras, refeitórios, fachadas e muros são algumas das intervenções executadas pelo governo estadual no maior programa de infraestrutura educacional da história do Maranhão. Os investimentos também incluem a capacitação de professores, novos colégios militares e unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), além de intercâmbio internacional para estudantes egressos da rede pública.

“O que estamos fazendo aqui é garantindo o futuro desses meninos e meninas que terão estudo e acima de tudo o seu futuro garantido. Só existe uma maneira de mudar a vida das pessoas: assegurando educação de qualidade para dar independência aos estudantes. Quando eles estudam, eles vão ser médicos, advogados, professores, engenheiros. A educação é o berço de tudo”, declarou o governador Carlos Brandão, durante a inauguração de uma escola no município de Satubinha, em abril deste ano.

A importância dos investimentos é reforçada pela secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva. “O governador Carlos Brandão definiu que a Educação é prioridade em sua gestão, por isso, segue investindo nessa área tão importante para o desenvolvimento do nosso estado. Muito foi feito nos últimos anos para qualificar a rede física, e vamos continuar avançando com as melhorias necessárias e imprescindíveis para garantir na escola pública a formação e aprendizagem dos maranhenses”, ressaltou.

Uma das escolas que foi reformada e entregue em 2022 foi o Centro de Ensino Newton Bello, no município de Lima Campos. “Hoje em dia o que mais precisamos é de estudo. Antes da reforma a escola não tinha estrutura para receber muitos alunos. Hoje tem estrutura, sala climatizada, ampliada. Lima Campos fica muito feliz por receber essa escola tão bonita e nova”, disse Júlio Barbosa, estudante do CE Newton Bello.

Cidadão do Mundo

O Programa Cidadão do Mundo é voltado para jovens entre 18 e 24 anos, egressos do Ensino Médio da rede pública de ensino. O objetivo é incentivar a capacitação bilíngue entre os jovens maranhenses, estimular a qualificação da produção científica e tecnológica nas carreiras acadêmicas, promover a integração e atualização dos jovens maranhenses em outras culturas.

“A experiência de participar do Cidadão do Mundo foi uma das coisas mais enriquecedoras que já vivi. Ter a possibilidade de participar de um programa como esse me fez perceber que as coisas que eu imaginava que eram impossíveis não estavam tão distantes assim, como estudar fora e conhecer um novo país”, disse Isabella Araújo, participante da primeira edição do programa.

Os participantes do Cidadão do Mundo recebem bolsa auxílio no valor de R$ 4.500,00. Em outubro de 2022, o governador Carlos Brandão lançou o edital de seleção da 7ª edição do programa, a ser realizada em 2023 e dessa vez com duas ações inéditas: pela primeira vez o governo vai beneficiar 100 estudantes em um mesmo edital, sendo 50 para estudar inglês no Reino Unido, destino inédito no programa; 30 para estudar espanhol na Argentina e 20 para estudar francês na França.

Escolas Militares e IEMA

Em julho de 2022, o governador Carlos Brandão oficializou a criação de 40 novas escolas militares em todo o estado. Com a expansão, o Maranhão terá um total de 81 Colégios Militares. As escolas terão coordenação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, órgãos responsáveis pela condução desta iniciativa.

“Nossa cidade sempre sonhou com uma unidade de escola militar. Nós precisávamos dessa modalidade de ensino que vem auxiliar, enriquecer os nossos jovens alunos e contribuir ainda mais para que possam ter um futuro promissor. E temos certeza que trará bons resultados”, declarou a prefeita de Colinas, Valmira Miranda.

Atualmente, o governo possui 34 unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e 25 unidades de IEMAs vocacionais. Em 2022 foram entregues unidades do IEMA Pleno nos municípios de Carutapera, Santa Helena, Chapadinha, Coelho Neto, Tutóia, Balsas, Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês e São Mateus. Foram entregues, ainda, IEMAs do campo em Peritoró, Timon e Vila Maranhão; além de um IEMA vocacional em São Luís.

Centro Integral de Educação Infantil Creche da Liberdade

O Centro Integral de Educação Infantil Creche da Liberdade é uma instituição da rede estadual de ensino do Maranhão, fundada em agosto de 2021, no bairro da Liberdade. A criação do centro era uma antiga reivindicação da comunidade no período da implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil que compreendeu os bairros da Camboa, Diamante, Fé em Deus e Liberdade, que atualmente constituem o Quilombo Urbano da Liberdade.

O Centro Integral de Educação Infantil Creche da Liberdade tem como premissa uma educação inclusiva, ampliando a ideia de que cada um tem o seu direito, sem barreiras para uma educação integral.

Formatura primeira turma indígena do Maranhão

Em outubro de 2022 aconteceu a cerimônia de colação de grau da primeira turma de professores indígenas do Maranhão, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mais de 50 indígenas se formaram no curso de Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena, que integra o Programa de Formação de Docentes para a Diversidade Étnica (Proetnos). O programa foi criado em 2016 para formar professores indígenas para atuar em suas próprias comunidades.

Com a colação, os formandos estão prontos para atuar como professores da educação infantil e dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, unindo os conhecimentos tradicionais de seus povos à educação formal.

O formando Sebastião Bento Guajajara destacou a importância de levar a educação formal para a comunidade dele. “Somos a primeira turma indígena da Universidade Estadual do Maranhão e vamos levar para nossa comunidade os conhecimentos adquiridos durante esses cinco anos”, frisou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário