A direção do Sinproesemma iniciou as tratativas da Campanha Salarial 2023 com o governo do Maranhão em reunião realizada nesta quarta-feira, 04.
O Sindicato apresentou a pauta de reivindicação da categoria que se norteia em três pontos principais que é a formação e qualificação dos educadores, a infraestrutura de trabalho e a valorização de todos os trabalhadores em educação do Maranhão.
“Nessa primeira reunião com a secretária de educação e a sua equipe apresentamos a nossa pauta de reivindicação para o ano de 2023 que consta os itens inerentes a nossa política educacional que passa pela formação continuada, infraestrutura e espaço físico das escolas e o principal que é a valorização dos trabalhadores com base na Lei do Piso”, disse Izabel Lins, secretária geral do Sinproesemma.
Durante a reunião, o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, enfatizou a necessidade da aplicação do percentual de atualização do piso do magistério fixado em 14,95% a todos os trabalhadores em educação.
“Mostramos os novos índices divulgados pelo Ministério da Educação, através da Portaria Interministerial nº 06, de dezembro de 2022, que fixa a recomposição salarial em 14,95% para que esse percentual seja levado ao Governador Carlos Brandão. Vamos discutir com o governo do Estado e buscar a implementação do piso e com isso a valorização de todos os profissionais da educação do Maranhão”, pontuou Oliveira.
Pauta de Reivindicação
Além da valorização dos trabalhadores em educação, com a implementação do Piso Nacional do Magistério, a pauta de reivindicação abrange diversos pontos como a automaticidade das progressões, correção da tabela de vencimento dos educadores, concurso público para o ingresso de novos profissionais na carreira, manutenção da política de ampliação de matrícula e gratificações, pagamento dos Precatórios do Fundeb conforme a Lei, além de formação e qualificação profissional e ainda a infraestrutura de trabalho nas escolas.
Campanha Salarial 2023
O Sinproesemma mantém o diálogo aberto com o governo do Estado. Após o fim das eleições majoritárias de 2022, a direção do sindicato enviou ofício para o governador eleito do Maranhão, Carlos Brandão, solicitando uma audiência com o governador.
“Temos um canal de negociação aberto junto ao governo do Estado e vamos discutir todos os pontos da pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2023. Esperamos que o governador Carlos Brandão possa atender esses pleitos da educação pública, principalmente quanto a legislação vigente. Temos convicção que a educação é o caminho para o desenvolvimento e como o próprio governador enfatizou nos seus discursos a educação será prioridade, sendo assim é preciso ter sensibilidade para garantir uma educação pública, gratuita e de qualidade. O Sinproesemma irá lutar para garantir os direitos dos trabalhadores em educação e a valorização que merecemos”, finalizou Oliveira.
Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário