Espedito Cruz. Presente! |
FOI EMBORA O QUERIDO ESPEDITO
Por: Dilernando Tony
Ainda chocado com a notícia do falecimento do querido companheiro Espedito Cruz, amigo dileto desde que o conheci no final dos anos 1970 em Santa Luzia, MA.
Natural de Uiraúna na Paraíba ele havia se formado em Técnico Agrícola e foi trabalhar entre os camponeses de longínquas paragens. Foi quando tomou contato com as ideias revolucionárias por meu intermédio e de outros camaradas que foram para o vale do Pindaré, anos antes, com a intenção de construir um apoio à Guerrilha do Araguaia. Daí a aderir ao PCdoB foi um pulo.
Espedito estabeleceu-se em Santa Inês, próximo a Santa Luzia, depois de ter passado uma temporada no vale do Mearim, em Poção de Pedras, onde se casou com a querida Zuíla.
Em Santa Inês vieram as filhas. As maravilhosas Flávia e Fabiana, apelidada carinhosamente de Insetinha. Lá tornou-se professor e dirigente municipal do Partido. Foi também membro da direção estadual. Era uma referência política de esquerda conhecida e respeitada em toda aquela região.
Eu guardarei sempre por Espedito uma enorme consideração e respeito. Enfrentamos juntos grandes batalhas. Quando voltava ao Maranhão fazia todo o possível para ir visitá-lo. De lá ele e Zuíla se abalaram para comparecer à comemoração dos meus 70 anos aqui em SC.
Cultivei o costume de ligar para ele aos domingos pela manhã para trocarmos ideias políticas, falar do passado, saber de como estava a sua saúde. Para matar as saudades, enfim.
Com a evolução dos problemas de saúde as coisas foram ficando mais difíceis e então era através de Zuíla que eu tinha notícias.
Expresso meus mais profundos votos de pesar à família e aos seus camaradas. Perdemos um camarada de valor, um socialista convicto, um comunista apaixonado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário