terça-feira, 16 de abril de 2024

SINPROESEMMA realiza com sucesso 6° CONTEMA e debate Educação, Estatuto e Plano de Lutas para os próximos 4 anos

Presidente Raimundo Oliveira na Mesa de abertura do Congresso
ao lado de educadores e educadoras

O Sinproesemma realizou nos dias 11, 12 e 13 de abril, no Rio Poty Hotel, o VI Congresso Ordinário dos Trabalhadores em Educação Pública Básica do Estado do Maranhão (CONTEMA).

Durante os três dias de evento, educadores de todas as regiões do Maranhão discutiram temas relacionados à educação, além de revisar o estatuto do sindicato e traçar o plano de lutas para os próximos quatro anos do Sinproesemma.

O VI CONTEMA teve início com o vídeo pela passagem dos 35 anos de luta do Sinproesemma e pela homenagem a professora Doutora Maria Eunice Campos Brussio, diretora histórica do Sinproesemma, falecida em 6 de julho do ano passado.

Participaram da mesa de abertura, o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, o representante do Conselho Estadual de Educação (CEE/MA), Geraldo Castro Sobrinho e a Dirigente da CTB/PE e Secretária Executiva da CNTE, Valéria Silva.
Educadores compuseram Mesas de debates


Após a abertura, os trabalhadores em educação participaram de dois importantes debates: a conjuntura política internacional, nacional e estadual com a palestra da professora Maria do Socorro Coelho do Centro de Estudo Sindicais e do Trabalho (CES) e do professor Dr. em Economia da UFMA, Saulo Pinto e também sobre a violência contra a mulher com a juíza da 2ª Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar, Lúcia Helena Heluy da Silva.

No segundo dia do VI CONTEMA, os trabalhadores em educação se debruçaram no debate sobre as Políticas Educacionais no Contexto do Novo Fundeb, que teve como palestrante o presidente do CEE/MA, Geraldo Castro Sobrinho e ainda Valéria Silva, dirigente da CTB/PE e Secretária Executiva da CNTE que relembrou toda a trajetória de luta pela conquista do Novo Fundeb.


Em seguida, foi a vez do professor Roberto Mauro Gurgel apresentar a palestra sobre As Políticas Educacionais e a Promoção da Educação Inclusiva, Quilombola e Indígena; E ainda na manha de sexta feira, o advogado Celerino Batista, junto com a secretária de Aposentados do Sinproesemma, Edina Castro, o secretário de assuntos jurídicos, Josivaldo Corrêa e o diretor do Sinproesemma, Aceilton Gonzaga, falaram sobre “A Previdência e Aposentadoria no Contexto da Reforma Previdenciária de 2019.

Na parte da tarde, os trabalhadores se dividiram em grupos temáticos onde foram debatidos os pontos de teses do VI Congresso.

O VI CONTEMA, refletiu a preocupação constante do Sinproesemma em promover uma educação pública de qualidade, acessível a todos e que atenda às necessidades da sociedade maranhense. Dentre os tópicos discutidos estiveram a valorização dos profissionais da educação, a melhoria das condições de trabalho nas escolas, a implementação de políticas pedagógicas inclusivas e a busca por uma educação pública de qualidade.

Outro ponto fundamental do VI CONTEMA foi a revisão do Estatuto do Sindicato para garantir a organização e a representatividade da categoria dos trabalhadores em educação. Foram debatidas e votadas propostas de alteração no estatuto, visando adequá-lo às demandas e aos desafios atuais enfrentados pelos educadores.


Além disso, a VI CONTEMA também foi o momento de elaboração do plano de lutas do Sinproesemma para os próximos anos, onde foram estabelecidas as principais reivindicações e as estratégias de ação do sindicato, com o objetivo de defender os interesses dos trabalhadores em educação e contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de ensino nas escolas públicas do Maranhão.

Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, o VI CONTEMA contou com a participação ativa e o protagonismo dos educadores maranhenses.

“Tivemos um Congresso pujante, com a participação de delegados do Maranhão inteiro o que evidencia a vanguarda do Sinproesemma e o compromisso e mobilização da categoria em busca de uma educação pública de qualidade e de valorização dos profissionais da educação, fortalecendo os laços de solidariedade e de união entre os educadores e reafirmando a importância do sindicato como instrumento de luta e de organização dos trabalhadores em educação. O Sinproesemma sai fortalecido do VI CONTEMA, com um estatuto renovado, um plano de lutas definido e o compromisso de continuar lutando pelos direitos e interesses da categoria dos profissionais da educação e pela melhoria da educação pública em nosso estado”, pontuou Oliveira.

Para ver mais fotos do VI CONTEMA:

1° Dia – Clique aqui

2° Dia – Clique aqui

3° Dia – Clique aqui

Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário