O Sinproesemma reforça a necessidade da retomada da mesa de negociação da Campanha Salarial com o Governo do Maranhão a fim de atender as demandas dos profissionais da educação. Diante da recente mudança na Secretaria de Educação do Estado, com a saída de Felipe Camarão e a nomeação de Jandira Dias como nova secretária, o sindicato reivindica que as pautas prioritárias dos educadores sejam tratadas com a devida atenção pela nova secretária.
Entre as principais reivindicações está a realização de Concurso Público, pois hoje na rede estadual já são quase 15 mil contratados e tem urgência um concurso público de no mínimo 5 (cinco) mil vagas e ainda acrescentar, pelo menos, 2 (duas) mil vagas para ampliação de matrículas, suprindo assim a necessidade de professores efetivos, além de melhorar o sistema educacional do Maranhão garantindo a qualidade da educação pública no Estado; outra demanda urgente é o pagamento das progressões, titulações e promoções dos profissionais da educação, direitos conquistados pela categoria e que não podem ser ignorados ou mais uma vez adiados, visto que já são mais de 12 mil professores com progressão atrasadas referente a 2023 e a 2024.
Para além disso, é necessário que o governo do Maranhão cumpra com o acordo judicial assinado ao final da greve de 2023, intermediado pelo Ministério Público e homologado na Justiça.
Segundo o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, o ponto crucial é a retomada da mesa de negociação da campanha salarial 2024 e o Sinproesemma já oficiou a Seduc para o reinício do diálogo.
“O governo do Estado, através da Secretaria de Educação, precisa reabrir o diálogo com o verdadeiro representante da categoria dos Trabalhadores em Educação, que é o Sinproesemma. O governo do Maranhão tem que entender quem é o representante legal da categoria, pois se atende qualquer um, vira bagunça e descaracteriza a legitimidade da entidade representativa. Após a troca no comando da Secretaria de Educação, destacamos que é fundamental que a nova secretária, Jandira Dias, esteja aberta ao diálogo, dando continuidade às discussões que estavam travadas na antiga gestão, a fim de atender as demandas dos educadores do Maranhão. O governo do Estado não pode fechar os olhos para as demandas da educação que são prementes. O Sinproesemma reafirma que continuará lutando pela garantira dos direitos dos educadores e pela valorização da educação pública no Maranhão. O compromisso do sindicato é garantir que todos os avanços conquistados pela categoria sejam mantidos e ampliados. Seguiremos firmes!”, avaliou Oliveira.
Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário