Na manhã desta quinta-feira, 26 de dezembro, a direção do Sinproesemma esteve reunida com a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias. O encontro teve como pauta projeto de pós graduação para os trabalhadores em educação como mestrado e doutorado, progressões e titulações pendentes do acordo judicial, além das primeiras tratativas sobre a Campanha Salarial 2025 dos educadores.
O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, em conjunto com o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, apresentaram o pré-projeto de pós-graduação para os trabalhadores em educação como uma iniciativa que visa promover a qualificação e a valorização dos profissionais da educação. O projeto pretende desenvolver curso de mestrado e posteriormente doutorado para os professores da rede estadual, através da parceria entre FAPEMA, SEDUC e Sinproesemma.
Outro ponto importante da pauta foi quanto as progressões e titulações dos trabalhadores em educação. O presidente do Sinproesemma falou da grande conquista dos trabalhadores em educação que foi a progressão da carreira para mais de 9 mil professores da rede estadual de ensino, fruto do acordo judicial firmado em 2023, ao final da greve da categoria.
Oliveira relatou para a secretária, Jandira Dias, que ainda existem casos de professores que têm direito a progressão e titulação, mas que ainda não mudaram de referência, principalmente em relação aos professores de 40 horas e também alguns casos de professores de 20 horas assim como titulações também. Em contrapartida, a secretária afirmou que vai solicitar relatório para averiguar quais os entraves que está ocasionando o problema.
A direção do Sinproesemma também tratou sobre a Campanha Salarial 2025. Os educadores discorreram sobre a atualização do piso salarial do magistério, com o novo índice de reajuste cuja Portaria Interministerial MEC/Fazenda nº 13/2024, determina reajuste de 6,27%, da necessidade urgente de Concurso Público e demais pauta educacional que perpassam ainda por melhorias da infraestrutura das escolas, formação continuada e valorização dos trabalhadores em educação.
Jandira Dias discorreu sobre os investimentos que o governo do Estado está fazendo na rede estadual, por meio dos 40% oriundos dos Precatórios do Fundef, destinados para investimentos na educação. Segundo a secretária, cerca de 480 escolas em todo Maranhão estão passando por reforma, que inclui alvenarias, troca de mobiliário, climatização, veículo para regional, etc.
Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, o restabelecimento do diálogo entre o Sinproesemma e o Governo do Estado, através da Seduc, resgata e representa uma importante sequência do diálogo com restabelecimento da mesa de negociação após a troca de comando na Secretaria de Educação que vinha com negativas constantes em torno do não atendimento das pautas da educação.
“A retomada do diálogo entre o Sinproesemma e a Seduc simboliza um recomeço, onde o verdadeiro representante dos trabalhadores em educação, esse sindicato gigante que é o Sinproesemma, junto com a Secretaria de Educação, pode construir soluções nessa mesa de diálogo que atendam aos anseios da categoria dos trabalhadores em educação e também contribuir para o fortalecimento da educação pública em nosso estado. Estamos certos de que, por meio de um trabalho conjunto, feito a várias mãos, de respeito e diálogo franco, será possível atender às demandas da nossa categoria, promover a nossa valorização, melhores condições de trabalho aos nossos educadores e por conseguinte, promover melhorias na educação pública do Estado do Maranhão, o Sinproesemma sempre estará buscando o melhor para todos nós, trabalhadores em educação”, destacou Oliveira.
Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário