A rádio foi um sonho de muitos anos da nossa comunidade, hoje uma realidade, fonte de informação e notícias locais e regionais, fonte de manifestações artísticas culturais, fonte de entretenimento”, conta Osemberg Azevedo, diretor-executivo da rádio Terra FM 104.9 - uma das 372 emissoras comunitárias contempladas pelo edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias. O instrumento é um dos motivos de comemoração nesse 13 de fevereiro - Dia Mundial do Rádio.
Juntos, Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) reconhecem e valorizam esse meio de comunicação essencial para a democratização da informação no Brasil.
Até o momento, 278 rádios já assinaram o Termo de Execução Cultural com o MinC, totalizando R$ 685.573,02 em recursos, que visam incentivar as rádios comunitárias a divulgarem informações que ampliem o acesso às políticas culturais do Ministério da Cultura e na valorização das culturas tradicionais, populares, bem como a diversidade cultural brasileira.
A Terra FM, localizada em Feira da Mata, na Bahia, atua como uma voz local, sendo uma fonte confiável de informação e entretenimento para a comunidade.
Com a iniciativa promovida pelo Governo Federal, explica Osemberg, será possível investir na melhoria dos equipamentos e na estrutura da emissora.
“A contemplação no edital é para nós uma resposta à luta diária das rádios comunitárias. Saber que estamos sendo ouvidos e que se importam com a nossa classe. No caso de cidades pequenas como a nossa, a questão do apoio cultural é bastante escassa, chegando ao ponto de, algumas vezes, termos de cobrir as despesas da emissora”, acrescenta o diretor.
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, destaca que as rádios comunitárias são meios de difusão da diversidade cultural, que ampliam o protagonismo e a voz das comunidades.

“O MinC deu um passo importante para conectar ainda mais a comunicação comunitária e a política cultural de base comunitária, a Cultura Viva. Essa parceria estratégica abre caminho para que essas rádios acessem recursos culturais e, ao mesmo tempo, reforça a divulgação sobre direitos culturais e as políticas nacionais de cultura nos territórios, contribuindo para que mais grupos e entidades culturais se certifiquem como Pontos de Cultura”, afirma.
Para Octavio Penna Pieranti, assessor da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), o edital de patrocínio, sob a forma de apoio cultural em rádios comunitárias, representa uma ação inovadora do governo federal.
“Entendemos que essas emissoras são importantes para ampliar a diversidade e o pluralismo nas comunicações e resguardar o direito à informação”, pontua.
Mais sobre a iniciativa
O edital fez parte de uma série de ações previstas pela Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que em 2024 completou 20 anos e tem como foco a valorização, o reconhecimento e o fomento de entidades, coletivos e agentes que fazem a cultura acontecer em suas comunidades.
As rádios contempladas vão veicular pelo menos dez mensagens, com duração de 60 segundos cada, abordando o fortalecimento e a articulação da rede Cultura Viva nos territórios. As emissoras ficaram responsáveis pela gravação e transmissão dos áudios, com base no conteúdo definido pelo Ministério da Cultura.
Atualmente, a PNCV já contabiliza mais de seis mil Pontos e Pontões de Cultura no Cadastro Nacional.
Dia Mundial do Rádio
A data foi criada em 2011 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), escolhida por marcar a primeira transmissão radiofônica realizada pela Rádio das Nações Unidas, em 1946.
Um dos objetivos da celebração é sensibilizar o público e a mídia sobre a importância do rádio, que segue sendo um dos principais instrumentos de comunicação popular e de grande alcance no Brasil.
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