
sexta-feira, 21 de março de 2025
Na Sexta 21, Sábado 22 e Domingo 23 São Luís recebe espetáculo “Azira’i - Um Musical de Memórias'”, com Zahy Tentehar
SÃO LUÍS – Neste fim de semana, o Maranhão terá sessões especiais de “Azira’i - Um Musical de Memórias”, espetáculo escrito por Zahy Tentehar e Duda Rios e interpretado por Zahy, que chega em São Luís para duas sessões especiais no palco do Teatro Sesc Napoleão Ewerton, no Jardim Renascença.
O musical, aclamado pela crítica e público, além de vencedor do Prêmio Shell, terá sessões nesta sexta (21), às 20h, e neste sábado (22), às 19h – os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/eventos?s=teatro%20sesc%20napole%C3%A3o%20ewerton&tab=eventos.
Um solo autobiográfico, a peça conta a comovente história da relação entre Zahy e sua mãe, Azira’i Tentehar, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão, que ocupou a categoria dos Pajés Supremos dos povos Tentehar, destinado apenas a pessoas com sabedorias medicinais e espirituais extremamente desenvolvidas. Ao longo do espetáculo, o público é convidado a mergulhar em uma história de força, amor e ancestralidade ambientado em uma comunidade indígena maranhense.
A relação entre mãe e filha se dá num contexto necessariamente conflituoso, em um interior nordestino extremamente patriarcal e em uma cultura tensionada entre a preservação de seus valores ancestrais e a absorção de dinâmicas e mazelas de um sistema de civilização globalizado.
Ao mesmo tempo em que Zahy é a filha escolhida por sua mãe para herdar os dons de pajelança e comunicação com os Mairas, é também nela que Azira’I descarrega as frustrações de existir num ambiente colonial e opressor. No palco, a atriz alterna cenas em português e, também, em Ze’eng eté, trazendo para o centro da cena o debate sobre os processos de aculturamento aos quais foi submetida.
Em São Luís, a temporada de “Azira’i - Um Musical de Memórias”, que conta com classificação indicativa de 12 anos, terá acessibilidade em libras e audiodescrição, com produção conjunta da Alvoroço Criação e Produção Cultural e Sarau Cultura Brasileira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário