quinta-feira, 17 de julho de 2025

SINPROESEMMA defende o Brasil de ataques extremistas e se destaca no Encontro Nacional de Coletivos da CNTE em Recife


O Sinproesemma está presente no Encontro Nacional de Coletivos da Confederação  Nacional dos Trabalhadores Educação (CNTE), que acontece nos dias 17 e 18 de julho, em Recife (PE). O encontro reúne lideranças sindicais de todo o país para discutir os rumos da educação pública e os desafios enfrentados pela categoria. O Sinproesemma participa do evento com uma delegação representativa de seus coletivos, reforçando o compromisso do Sindicato com a luta em defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade.


A programação conta com momentos de análise de conjuntura, painéis temáticos e a apresentação dos premiados por região do projeto “Juventude que Muda a Educação Pública”.


No primeiro dia (17), o evento tem como destaque as participações do senador Humberto Costa, da presidenta da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Sônia Alesso, da senadora Teresa Leitão e de Luiz Cláudio Costa, ex-presidente do Inep e ministro interino da Educação em 2015.

Já no segundo dia (18), os coletivos terão atividades específicas, com foco em temas fundamentais como a comunicação sindical, combate ao racismo, saúde do trabalhador, educação inclusiva e políticas públicas para a juventude.


Para o presidente da CNTE, Heleno Araújo, concentrar os encontros dos coletivos em um mesmo espaço é uma forma de ampliar a compreensão coletiva da realidade e fortalecer as ações sindicais.

Segundo o secretário de comunicação do Sinproesemma, professor Gerrá, esse é um momento de troca, de aprendizado e de reafirmação do compromisso com a luta dos educadores.

Secretário de Comunicação do SINPROESEMMA Professor Gerrá

“Acreditamos na força da coletividade para transformar a realidade da educação no Brasil. A comunicação sindical, em especial, tem um papel fundamental nesse processo, pois é por meio dela que mobilizamos, conscientizamos e fortalecemos nossa base”, enfatizou Gerrá.

Já o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, ressaltou a importância do fortalecimento dos coletivos da CNTE, para ampliar o olhar sobre os desafios nacionais e, consequentemente, preparar ainda mais os diretores do Sinproesemma para continuar a luta no Maranhão.

Presidente do SINROESEMMA
Professor Raimundo Oliveira

“Este encontro da CNTE, que reúne educadores de todo o Brasil, é uma demonstração concreta da força da coletividade na luta em defesa da educação pública. A troca de experiências, o debate qualificado e o fortalecimento dos coletivos sindicais mostram que só com união conseguiremos enfrentar os desafios nacionais que impactam diretamente nossa categoria. Sairemos daqui com o olhar ampliado, com mais consciência da nossa responsabilidade e com ainda mais disposição para seguir firme na luta em defesa dos educadores e da escola pública no Maranhão,” disse Oliveira.

Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário