sexta-feira, 10 de outubro de 2025

SINPROESEMMA realiza webinário sobre o Plano Nacional de Educação com foco na Educação Infantil


O Sinproesemma realizou mais um webinário da série dedicada ao debate do Plano Nacional de Educação (PNE), na quarta-feira, 08 de outubro. O encontro foi conduzido pelo presidente Raimundo Oliveira e pela secretária de Assuntos Educacionais, Régina Galeno, destacando o papel da educação infantil e a importância da participação sindical na elaboração dos Planos Municipais de Educação (PME).

Os webinários estão sendo realizados no canal do youtube do sindicato, @sinproesemmaoficial.


O tema central do webinário foi em torno da educação infantil, apresentada como a etapa que sustenta todo o processo de aprendizado. A secretária Régina Galeno afirmou que a infância deve ser compreendida como uma construção social e cidadã, com reconhecimento legal garantido pela Constituição, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Marco Legal da Primeira Infância.

“Quem defende a educação pública precisa participar da construção dos planos e enfrentar o embate político”, declarou Régina.

Já o presidente Raimundo Oliveira ressaltou que o PNE é o eixo estruturante da educação pública no Brasil e que não há como discutir valorização docente, infraestrutura ou formação sem tratar do planejamento e do financiamento da educação.

“Não dá para se falar em educação pública se não houver planejamento, investimento e conhecimento sobre o que norteia a nossa educação. Só assim estaremos respaldados para defender uma escola pública de qualidade, construída com participação e compromisso social”, destacou Oliveira.

Ele lembrou que os webinários do Sinproesemma têm o objetivo de formar e orientar a categoria sobre as diretrizes que norteiam a educação pública brasileira e fortalecer a atuação sindical nas discussões sobre políticas educacionais.

O webinário encerrou com Oliveira fazendo um chamado à mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação para fortalecer o debate sobre o PNE e assegurar que os planos municipais e estaduais sejam elaborados de forma democrática e participativa.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário