Está sendo realizado na tarde deste domingo (30), o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2026), vestibular de etapa única que dá acesso às vagas na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul); com resultado previsto para o dia 29 de janeiro de 2026.
Com mais de 48 mil candidatos inscritos, o exame ocorre nos 20 campi da Uema e em 3 campi da Uemasul. A prova, composta por questões objetivas de múltipla escolha e Produção Textual, iniciou-se às 13h30 e irá até às 18h30.
O PAES 2026 registrou 48.063 inscritos e oferece 5.980 vagas, sendo 5.130 para a Uema e 850 para a Uemasul. Esta edição marca a ampliação da oferta de cursos: são 20 novos cursos presenciais, distribuídos em doze campi, abrangendo as áreas de saúde, tecnologia, ciências humanas e ciências sociais.
Os novos cursos são: Administração (Pedreiras), Agronomia (Colinas), Ciências Econômicas (São Luís e Timon), Educação Especial Inclusiva (São Luís), Educação Física Bacharelado (Coroatá e São João dos Patos), Enfermagem (Zé Doca), Engenharia da Computação (Caxias), Fonoaudiologia (Caxias), Inteligência Artificial (São Luís), Letras em Libras (Colinas e Pedreiras), Nutrição (São Bento), Psicologia (São Luís, Balsas e Santa Inês), Serviço Social (São Bento) e Terapia Ocupacional (Caxias e Itapecuru-Mirim).
O reitor da Uema, Walter Canales, falou sobre o Vestibular: “Hoje estamos aqui, para a realização do PAES 2026. O momento é de grande importância para os mais de 48 mil candidatos que visam à transformação de suas trajetórias através da universidade. O expressivo volume de inscrições alcançado nesta edição reflete o empenho da nossa equipe, que realizou uma divulgação abrangente dos cursos ofertados pela Uema, incluindo visitas a todos os campi e ações em diversas mídias.”
Neste ano, o seletivo adotou o novo sistema de reserva de vagas previsto na Medida Provisória n.º 497/2025, com 50% das vagas destinadas a estudantes da rede pública. Metade desse percentual é reservada a candidatos com renda per capita igual ou inferior a dois salários mínimos. Também haverá reserva proporcional para pretos, pardos, indígenas e quilombolas, conforme dados do IBGE, dentro das vagas para egressos da rede pública. Além disso, o PAES reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% das vagas nos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para candidatos negros.
Fonte: Portal UEMA






Nenhum comentário:
Postar um comentário