terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Agência Espacial Brasileira divulga nota oficial sobre a Operação Spaceward
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) acompanha, por meio da Agência Espacial Brasileira (AEB), os desdobramentos da Operação Spaceward, realizada na segunda-feira (22/12) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
O lançamento do veículo HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, ocorrido às 22h13, cumpriu um papel fundamental ao testar e validar a infraestrutura operacional brasileira. Todos os protocolos de segurança, rastreio e operações de solo - de responsabilidade do Brasil - funcionaram com precisão e exatidão, demonstrando a plena capacidade e a maturidade operacional do CLA para inserir o país no promissor mercado internacional de lançamentos espaciais.
Em relação à anomalia técnica que resultou na perda do veículo após a decolagem, o MCTI reforça que o desenvolvimento de tecnologia aeroespacial é uma atividade de altíssima complexidade. Eventos desta natureza, embora indesejados, são comuns no processo de inovação e pioneirismo científico, servindo como fonte indispensável de dados e aprendizado para o aperfeiçoamento de futuros sistemas.
O Ministério reitera que este evento não altera o curso estratégico do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Pelo contrário, a realização de um lançamento comercial a partir de território nacional é um marco histórico que reafirma a soberania tecnológica do Brasil.
O MCTI, em conjunto com a AEB e a Força Aérea Brasileira (FAB), continuará prestando todo o apoio necessário à investigação das causas técnicas do incidente junto à empresa responsável, mantendo seu compromisso inabalável com o avanço da ciência e o fortalecimento da economia espacial no país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário