![]() |
| Professora Régina Galeno e psicopedagoga Priscila Sousa |
O Sinproesemma realizou, no mês de dezembro webinário sobre Educação Inclusiva e participação sindical nos Planos Municipais de Educação, destacando a necessidade de estrutura adequada e profissionais de apoio para alunos com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento. O debate foi feito no canal de Youtube do sindicato: @sinproesemmaoficial.
O encontro foi mediado pela secretária de Assuntos Educacionais do Sinproesemma, Regina Galeno, e teve a exposição da psicopedagoga Priscila Sousa. A convidada apresentou dados sobre o crescimento dos diagnósticos e a demanda por atendimento especializado nas escolas.
Desafios na sala de aula
Priscila alertou para a falta de profissionais de apoio, como auxiliares e cuidadores, previstos em lei, para alunos que necessitam desse tipo de atenção. Na rede pública essa realidade é ainda pior. Ela também citou o aumento de ansiedade e depressão entre estudantes, o que reforça a necessidade de atuação integrada entre Educação, Saúde e Assistência Social.
Formação docente e concursos
Outro ponto discutido foi o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que tem função complementar à escolarização e não substitutiva. Priscila observou que a formação dos professores ainda não acompanha a realidade da inclusão e defendeu maior preparação sobre transtornos, elaboração de PEI e adaptação curricular.
Ao encerrar o webinário, a secretária Régina Galeno ressaltou o compromisso do Sinproesemma em inserir a pauta da inclusão na construção dos Planos Municipais de Educação.
Para o presidente Raimundo Oliveira garantir a inclusão passa por ampliar equipes e realizar concursos públicos.
“A inclusão começa com políticas públicas, concursos e condições de trabalho. O Sinproesemma vai seguir cobrando dos municípios mais profissionais, mais apoio pedagógico e valorização dos trabalhadores da educação”, afirmou.
O webinário está disponível nas redes sociais do sindicato.
.

Nenhum comentário:
Postar um comentário