quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Campanha de 1º a 7 de setembro reforça luta por reforma política

O projeto precisa de 1,5 milhão de assinaturas

A pressão por mudança no sistema político será intensificada de 1º a 7 de setembro. Mais de 400 organizações sociais sairão às ruas para recolher votos e coletar assinaturas em favor de mudanças no sistema político. A população também pode participar da Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática votando pela internet. 

A Semana Nacional colocará em evidência debates sobre financiamento de campanhas, alteração do sistema eleitoral, participação social, fortalecimento dos mecanismos de democracia direta, maior representatividade de mulheres e dos demais grupos subrepresentados nos espaços de poder, dentre outros.

Serão promovidas duas ações em conjunto. O Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político vai consultar a população sobre a convocação de uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política. Já são mais de 1.500 comitês organizados em centenas de cidades de todo o país, com urnas e cédulas de votação. A meta é recolher 10 milhões de votos. A população também poderá participar do plebiscito votando pela internet, no site: www.plebiscitoconstituinte.org.br. Um sistema que impede uma mesma pessoa vote várias vezes vai garantir a transparência da consulta.

Ao mesmo tempo, serão coletadas assinaturas em favor do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Reforma Política Democrática. Assim como a Lei da Ficha Limpa, que partiu de uma iniciativa popular, o projeto precisa de 1,5 milhão de assinaturas para poder ser apresentado ao Congresso Nacional.

Representantes de entidades que organizam a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, UNE, CUT, entre outros, realizam entrevista coletiva que vai detalhar as ações previstas, nesta quinta-feira (28), às 14h30 , no auditório da OAB Nacional em Brasília (DF).

Haverá transmissão online da coletiva pelo canal postv.org (Mídia Ninja)

Da Redação em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário