quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Filha de Metalúrgico maranhense é eleita Presidente do Programa Senado Jovem 2015

Cindynéia Ramos Canatanhede no Plenário do Senado
Até sexta-feira (20) a estudante Cindynéia Ramos Cantanhêde, do Liceu Maranhense, terá a oportunidade de simular, em Brasília, a atuação dos Senadores da República e a presidência da Mesa Jovem do Senado, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis do nosso País. 

A maranhense de 17 anos é filha do trabalhador metalúrgico maranhense Honório Cantanhede e tomou posse como presidente Jovem do Congresso Federal, nesta terça-feira (17), através do concurso Jovem Senador 2015.

Cindynéia e outros 26 estudantes brasileiros, um de cada estado, foram selecionados no 8º Concurso de Redação do Senado, com o tema “Participação política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. Ela abordou o tema “Juventude Cidadã”, orientada pela professora Suelen da Silva Maia, que a acompanha em Brasília, juntamente com a Supervisora de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Eliana Pereira.

“Nestes dias teremos a oportunidade de criar projetos de Lei que poderão ter uma influência positiva na vida da população, seja na área dos direitos humanos, na educação, etc. Com certeza, um aprendizado como esse em nossa adolescência nos acompanhará para toda a vida acadêmica e profissional e ainda poderemos levar isso para outros estudantes que almejam participar efetivamente da política brasileira, seja criando um projeto de Lei ou sendo um jovem senador”, destacou Cindynéia Ramos.

Marden Ramalho, Cindynéia e Honório Cantanhede
A estudante apontou, ainda, a importância da cada jovem senador para a educação brasileira. “Cada um de nós sairá daqui como referência para a educação em nosso estado e podemos, a partir daqui, participar efetivamente da política brasileira”, ressaltou no discurso proferido após a eleição da mesa jovem, que a elegeu presidente na edição do programa neste ano.

Agenda


Ainda nesta terça, os jovens senadores receberam orientações sobre as atividades legislativas, bem como das comissões, que serão ocupadas pelos estudantes na quarta (18) e quinta-feira (19). A programação encerra na sexta com visitas guiadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto e a votação final dos projetos legislativos no plenário do Senado Federal.

Em 2015, o Jovem Senador mobilizou 267 mil estudantes, de até 19 anos, matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 6.045 professores orientadores.

2 comentários: