sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Governo Flávio Dino amplia atendimento do Viva Cidadão

Marden Ramalho entrevista Marisilva Maia do Viva Cidadão
Durante entrevista concedida ao Radialista Marden Ramalho, na Rádio Timbira, na manhã de quarta-feira (20), a diretora geral do Viva Cidadão, Mari-Silva Maia, anunciou a ampliação do atendimento do órgão em São Luís. Vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), o Viva Cidadão terá duas novas unidades mais amplas e confortáveis.

As unidades que atualmente funcionam nos bairros do Jaracati e da Praia Grande serão instaladas na Avenida Beira-Mar, no prédio do antigo Casino Maranhense. A mudança dobrará o número de atendimentos e a quantidade de serviços oferecidos. A nova estrutura de funcionamento das unidades do Viva Cidadão na Beira Mar e Forquilha contarão com estacionamento, atuação para garantir mais rapidez e qualidade.

“A unidade do Cassino contará com um novo conceito de atendimento e infraestrutura, para atender a grande demanda e quesitos essenciais como a acessibilidade. Ela será melhor sinalizada, terá comunicação visual adequada que oriente o usuário a localizar com facilidade o serviço para o qual deseja atendimento. Ampliaremos o treinamento dos nossos servidores para que eles possam atender ainda melhor os cidadãos”, ressaltou Mari-Silva.

Além da nova unidade na Beira-Mar, o Viva Cidadão contará com outra grande unidade no bairro da Forquilha, para atender a demanda de moradores da região que engloba a área da Cohab, São Cristóvão e dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, ampliando a quantidade de regiões da grande São Luís e municípios vizinhos, que passarão a receber atendimento.

“Estamos tentando atender a população com ampliação permanente do serviço. Trata-se de uma demanda que exige alto investimento em infraestrutura, recursos humanos e financeiros. Nosso interesse é garantir um número cada vez maior de usuários atendidos, e, dessa forma, garantir também direitos, cidadania e desenvolvimento social”, esclareceu.

Excelência no atendimento

A equipe que coordena as atividades do Viva Cidadão visitou órgãos que prestam serviços similares em outros estados que servem como referência de atendimento para o Brasil é, inclusive, para outros países. O objetivo foi buscar experiências exitosas que podem ser aplicadas no Maranhão. “Aprendemos com experiências de atendimento de outros estados que já possuem o serviço há mais tempo. Essa estratégia nos ajuda a qualificar ainda mais nosso atendimento”, salientou.

Quesitos como acessibilidade, sinalização visual, programas de atendimento móveis foram acompanhados nos outros estados e algumas experiências serão aproveitadas no Maranhão, como, por exemplo, a sinalização dos serviços por cores e o uso do sistema braille. Também pensando na qualificação do atendimento, ao longo de 2015, foram realizadas atividades de formação com os servidores, além de campanhas educativas dentro das unidades de atendimento.

A estratégia que vem sendo adotada em São Luís para ampliar os serviços, também será aplicada nos 13 municípios onde já existem unidades fixas e nos demais onde novas unidades serão instaladas até 2018. Já estão em andamento a construção de unidades do Viva Cidadão nos municípios de Barra do Corda, Codó e Grajaú. Em Imperatriz, também será instalada uma unidade, com novos serviços e maior capacidade de atendimento.

A diretora do Viva Cidadão destacou, ainda, as ações das Unidades de Atendimento Móveis, que neste momento estão instaladas nos bairros Cidade Olímpica (Cras), Vila Embratel (Adolescentro) e Divinéia (Unidade de Segurança Comunitária), para oferta de serviços de documentação básica como emissão de Carteira de Identidade (RG) e da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); inscrição e consulta do Cadastro de Pessoa Física (CPF); e serviços do Balcão do Cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online. Nessas localidades o atendimento será realizado até o dia 29 de janeiro, de 8h às 17h.

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