quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Vitória: SINPROESEMMA e Estado definem Edital de concurso interno para ampliação e unificação

Raimundo Oliveira, Dirigentes do SINPROESEMMA e Técnicos da SEDUC/MA
Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fizeram os últimos ajustes no edital do novo concurso interno para ampliação e unificação de matrículas, que será realizado no início de 2018, uma das maiores conquistas dos trabalhadores da rede estadual de educação.
A reunião de avaliação do edital foi realizada nesta quarta-feira (29), na sede do sindicato e a previsão da Seduc é que o edital seja lançado nesta quinta-feira (30), com inscrições a partir do dia 11 de dezembro até o final de janeiro de 2018, beneficiando trabalhadores de 195 municípios maranhenses.
“Estávamos na luta, ao longo deste ano, para que fossem publicados novos editais para ampliação e unificação de matrículas. Antes da publicação, precisávamos reunir com a comissão de elaboração dos editais, para discutirmos pontos importantes, porque quem conhece a realidade dos profissionais de educação somos nós, que estamos na base. Portanto, alguns ajustes foram feitos e é mais uma grande vitória da categoria, que fecha o ano de 2017 com a boa notícia desse concurso interno. Fizemos as últimas alterações para que os editais fossem publicados nesta quinta-feira, como garante o secretário de Educação e sua equipe. Estamos coroando o ano com mais essa conquista. É o resultado de uma grande luta, um compromisso nosso com a categoria. O concurso soma-se às outras conquistas que nós tivemos em 2017”, destacou o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira.
A proposta defendida pelo Sinproesemma para a inclusão dos especialistas e os profissionais da educação especial foi contemplada no edital. As inscrições serão realizadas pela internet, sendo presencial somente a entrega dos documentos.
O Sinproesemma defendeu o reaproveitamento dos documentos utilizados pelos docentes no último concurso, mas a equipe da Seduc explicou que os documentos não podem ser reaproveitados porque recebem numeração do processo anterior, inviabilizando o uso em um outro processo.

Vitória 

 

A ampliação da jornada de 20 para 40 horas e a unificação de duas matrículas de 20 horas em apenas uma de 40 horas, com salário compatível, são vitórias significativas da categoria, fruto da luta do Sinproesemma em inúmeras rodadas de negociação com o governo do Estado. No ano passado foi realizado o primeiro concurso. Este será o segundo certame e a previsão é que, gradativamente, sejam realizados novos concursos para atender um maior número de trabalhadores.
“A valorização direta do profissional da Educação, com um concurso interno, no qual o servidor vai ter possibilidade de ampliar cem por cento da sua remuneração e levá-la para a aposentadoria é uma vitória sem precedentes, tendo em vista o atual cenário de golpe instaurado no país e a crise econômica e institucional que obrigam a maioria dos Estados a operar no vermelho, enquanto isso, no Maranhão, a categoria mostra força e fecha o ano com mais essa grande vitória junto ao governo”, avaliou Oliveira.
“É uma luta importante do Sinproesemma, mais uma vez vitoriosa, buscando a valorização profissional do professor, através da sua remuneração”, destacou o diretor jurídico do Sinproesemma, Henrique Gomes.
Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário