quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Flávio Dino entrega expansão do serviço especializado para tratamento de crianças com autismo


O tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Maranhão acaba de ganhar um importante reforço. O governador Flávio Dino entregou nesta quarta-feira (11), a expansão do serviço especializado no Estado para acompanhamento de crianças com algum tipo de autismo.

O equipamento fica localizado no anexo do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água (CER), no bairro Olho d’Água, em São Luís.

A nova estrutura conta com recepção, triagem, sala de administração, sala multidisciplinar, sala para grupo terapêutico follow-up, almoxarifado, copa, cinco consultórios multidisciplinares, sala de atividades em grupo, sala de avaliação e acompanhamento familiar.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, com a ampliação, a unidade, que hoje realiza cerca de 1200 atendimentos por mês, vai poder realizar mensalmente até 6 mil atendimentos.
“Quando inauguramos o serviço, acreditávamos que ele teria condição de atender toda a demanda. Para nossa surpresa aumentou muito a procura e passamos a ter uma fila muito grande. Agora teremos condições de sair de 1200 para 6000 atendimentos por mês”, assegurou Carlos Lula.

Entrega da expansão do serviço especializados em tratamento do TEA (Foto: Gilson Teixeira)
O governador Flávio Dino também destacou o compromisso do governo em ampliar os serviços para pessoas com TEA. Segundo o governador, com a ampliação, os procedimentos terapêuticos ofertados na unidade “serão multiplicados”.

“O Centro de Reabilitação é um grande sucesso. Com essa ampliação nós vamos dobrar a capacidade de atendimentos, com muito mais procedimentos, que serão multiplicados por quatro. Estamos aqui realizando um objetivo dos profissionais da área e das famílias, que o nosso governo acolhe com muita determinação, porque sabemos que é um trabalho fundamental para que haja um atendimento desse público que é tão importante para a sociedade”, frisou Flávio Dino.

Suprindo lacunas

O governador destacou ainda o esforço da gestão estadual em ampliar esse tipo de serviço, apesar da crise econômica em nível federal.

“Nosso empenho é manter essa rede de direitos em todas as áreas, inclusive na área da saúde, porque esses R$ 150 milhões que nós investimos por mês são decisivos. Se o Estado não fizesse tanto, às vezes suprindo lacunas até de outros entes, com certeza, a situação da população seria muito difícil. Nós vamos continuar fazendo a nossa parte e também suprindo lacunas derivadas dessa crise federal que o Brasil atravessa”, disse.

Nova estrutura conta com salas multidisciplinares (Foto: Gilson Teixeira)
Análise do Comportamento Aplicado (ABA)

Pioneiro na oferta do atendimento com abordagem baseada na Análise do Comportamento Aplicado (ABA, sigla para a expressão em inglês Applied Behavior Analysis), o setor da unidade que oferece este tipo de terapia passa agora a contar com sete cabines de atendimento individual e sala de grupo terapêutico.

O setor de oficinas terapêuticas dispõe de jardinagem, arteterapia, musicoterapia e atividade física. Com a expansão, serão agregados novos elementos à terapia, como, por exemplo, uma cozinha montada e um quarto para trabalhar habilidades em um contexto funcional e de forma prática com os assistidos.

A coordenadora da unidade, Flávia Neves, falou sobre a importância da oferta dos novos serviços, mas ressaltou que a abordagem analítico-comportamental, proposta original do serviço, será preservada.

“Vamos continuar com a proposta original, mas com a inauguração dessa casa nós podemos ampliar a oferta de serviços, uma vez que houve a contratação de novos profissionais e de modalidades diferentes das que tínhamos antes. Agora nós contamos com novas possibilidades de abordagens terapêuticas”, pontuou.

O serviço tem capacidade para assistência intensiva e oficinas terapêuticas de pacientes com idade de até 12 anos. Em dois turnos, profissionais atuarão diariamente na assistência a pessoas com TEA. A equipe multiprofissional é composta por assistente social, profissional de educação física, enfermeiro, fonoaudiólogo, musicista, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e artesão.

Equipe preparada para ofertar as oficinas terapêuticas (Foto: Gilson Teixeira)
Para Susane Nunes, mãe do Samuel, que tem apenas dois anos e meio e já manifesta sintomas do TEA, a unidade é uma grande oportunidade para crianças como seu filho receberem atendimento com profissionais de excelência.

“Esse centro novo especializado para autismo é, na verdade, a nossa esperança de que os atendimentos venham a ter mais agilidade, e que a gente possa encontrar em um único espaço as terapias que nossos filhos precisam”, sublinhou.

Sobre o autismo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento em que ocorrem dificuldades na comunicação e interação social. Recebe o nome de espectro (spectrum) porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves às mais graves.

Dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo são as características marcantes do TEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário