terça-feira, 31 de dezembro de 2019

SINPROESEMMA faz avaliação de 2019 e traça a campanha salarial 2020

Presidente do SINPROESEMMA Raimundo Oliveira conduz a reunião da Diretoria

O Sinproesemma realizou nesta quinta-feira, 19, reunião de diretoria para avaliar a atual conjuntura política, Campanha Salarial 2019 e as perspectivas e estratégias para o ano de 2020.

A reunião teve início com a análise das reformas danosas aos trabalhadores e servidores públicos do país, assim como a conjuntura educacional e os desafios que permeiam a educação brasileira como a Reforma do Ensino Médio, BNCC, Militarização das Escolas e Novo Fundeb.

“Estamos em meio a uma escalada contra a educação pública. São vários os ataques do governo que tenta a todo custo transformar a educação em mercadoria, com interesse de grandes grupos e corporações no orçamento público da educação. A proposta perpassa pela destinação dos investimentos da educação para a iniciativa privada. Essa é uma luta que teremos que travar e mobilizar os trabalhadores em educação e a sociedade, mostrando os prejuízos que essas medidas vão trazer tanto para os alunos como para a educação”, disse o secretário de assuntos educacionais do Sinproesemma, Amarildo Silveira.

O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira falou sobre a conjuntura política brasileira e estadual, avaliando o cenário negativo em 2019 para os trabalhadores, atinentes as reformas promovidas pelo Governo Federal, como a reforma trabalhista, reforma da previdência e a carteira verde e amarelo que pretende endurecer ainda mais a vida do trabalhador brasileiro. No campo estadual, Oliveira falou sobre os pontos não atendidos da pauta de reivindicação da Campanha Salarial de 2019 e criticou a adequação das alíquotas ao texto da reforma previdenciária do governo Bolsonaro trazendo mais prejuízos aos servidores estaduais.

“Precisamos nos posicionar e situar a nossa categoria sobre os malefícios e retrocessos que as reformas trazem para os trabalhadores. Vamos nos fortalecer na unidade e continuar a resistência contra esses governos que pretendem, a cada dia, retirar direitos dos trabalhadores”, disse Oliveira.

Campanha Salarial

Durante a reunião os diretores do Sinproesemma analisaram os pontos da campanha salarial 2019.

Entre os pontos atendidos pelo governo do Estado estão a unificação de matrículas, celeridade nas portarias de aposentadoria, conclusão de obras e ampliação de reforma de escola, implantação do Batalhão Escolar em São Luís, garantia de aposentadoria especial para professores, não adesão ao programa Escola sem Partido.

Dentre os pontos não atendidos, principalmente relativo a pauta financeira, a diretoria avalia os prejuízos trazidos aos trabalhadores em educação, pela não concessão do reajuste salarial, progressões, titulações, que estabelecidos no Estatuto do Magistério, mostram a insensibilidade do Governo do Estado quanto a valorização dos trabalhadores em educação.

Encaminhamentos



Como encaminhamento, a diretoria do Sinproesemma aprovou a pauta de reivindicação para a Campanha Salarial 2020 que será apreciada pela categoria em Assembleias Regionais que acontecerão de acordo com o início calendário letivo.

A pauta está composta de 15 itens e aborda os principais pontos que não foram atendidos em 2019, tanto os de políticas permanentes, assim como os de valorização, somados a outros itens da atual conjuntura da educação.

“Enxugamos a pauta de 2019 para 15 pontos e iniciaremos as assembleias regionais e assim ir à luta pela garantia dos nossos direitos. É importante frisar que é extremamente necessário a união da nossa categoria, dos trabalhadores em educação para fazer esse combate e assegurar os direitos dos profissionais da educação”, finalizou Oliveira.

Um comentário:

  1. A única preocupação dos que dirigem o sindicato é como conseguir mais cargos pra eles e seus apadrinhados, e que os professores se marquem.

    ResponderExcluir