Jornalista e Secretário Ricardo Capelli |
Estudos têm mostrando que o fechamento temporário de bares e restaurantes em meio ao crescimento da pandemia de coronavírus é uma arma fundamental para combater a doença.
É consenso que esses estabelecimentos são muito importantes para a economia e que, tão logo possível, devem voltar a funcionar.
Mas, neste momento, a suspensão temporária está em linha com o que diz a ciência. Por mais que os donos dos estabelecimentos sigam as normas sanitárias, a própria dinâmica do local (pessoas precisam tirar a máscara para comer e beber; conversam e trocam gotículas) torna arriscado o ambiente.
Várias constatações listadas recentemente pelo jornal El País resumem a importância do fechamento temporário:
– Estudo da Saúde Pública do Reino Unido mostra que a taxa de infecção entre garçons era o dobro da de outras profissões na época em que foram impostas restrições à venda de álcool para frear a propagação do vírus e, após três semanas, o nível estava igual ao das demais.
– O mesmo estudo constatou que os trabalhadores de bares e restaurantes são a categoria profissional com maior risco de contágio, atrás apenas do pessoal da saúde.
– Estudo da revista Nature mostra que os restaurantes são os locais mais perigosos, até três ou quatro vezes mais do que academias ou hotéis.
– Estudo do Instituto Pasteur diz que a proporção de idas recentes a bares ou restaurantes entre os que testaram positivo para a Covid-19 era quase o dobro da dos demais.
– Estudo publicado pelo Washington Post mostra que nos EUA o fechamento de bares, restaurantes e academias levou a reduções significativas na taxa de crescimento de casos de covid-19 em todos os períodos após a sua implementação.
O Governo do Maranhão disponibilizou um auxílio financeiro especial para bares e restaurantes, compreendendo a importância econômica do setor e a situação das famílias responsáveis pelos estabelecimentos.
Unidos venceremos o coronavírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário