quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Acaba a greve da educação em São Luís

Os professores da Rede Municipal de São Luís aprovaram hoje a tarde/início de noite o fim da greve da categoria na capital. Centenas de trabalhadores reunidos em Assembleia Geral Extraordinária em frente à Sede da Prefeitura decidiram encerrar o movimentro paredista após 105 dias em greve e muitas rodadas de negociação.

De acordo com a Presidente do SINDEDUCAÇÃO, professora Elizabeth Castelo Branco, "A greve foi vitoriosa pois deflagramos uma nova rotina para os debates em torno da nossa educação municipal. Saímos de cabeça erguida pois garantimos o verdadeiro debate sobre os problemas da Rede de ensino na capital e provamos que nossa greve não era apenas por salário mas sobretudo pelo significado do processo educacional em São Luís.".

Os professores criticaram a postura de intransigência da prefeitura, mas ao mesmo tempo conseguiram firmar a posição de que a educação em São Luís entra a partir de agora numa nova etapa.

Entre outros pontos, os trabalhadores conseguiram um reajuste complementar de 2,92% (que acrescidos aos 3% concedidos em maio chega a 5,92%), além da constituição de comissões que fiscalizarão a reforma das escolas, concurso público, as garantias dos direitos estatutários, a celeridade nas aposentadorias entre outros pontos constantes da pauta.

"Provamos para a prefeitura que nossa luta não era só por salário, mas sobretudo pela qualidade da educação pública no município. Estamos de parabéns, o Sindicato pela liderança entre os trabalhadores, e os professores pela força e perseverança.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário