segunda-feira, 27 de abril de 2015

SINTERP - MA pede reajuste mínimo de 8% para trabalhadores da rede particular de ensino do Maranhão

Mesa de Negociação CCT - 2015
O Sinterp-MA reuniu-se mais uma vez com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão (Sinepe-MA), na última quarta-feira, 22, em continuidade ao processo de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2015/2016) da rede particular de ensino. 

Nesta rodada, o Sinepe  - que ,inicialmente ,chegou a propor reajuste  irrisório de 3,84 % -, mediante rejeição da comissão  do Sinterp, propôs  7,67%, que é o índice referente à inflação acumulada no período. Outra reunião está agendada para o dia 5 de maio, quando a entidade laboral pretende fechar o acordo mediante a ampliação do índice apresentado.
Segundo o presidente do Sinterp-MA, professor Jorge Lobão, a proposta foi rejeitada porque não recupera o valor de compra do trabalhador e não representa ganho real, considerando  os aumentos em custos como o de energia, combustível e transporte, que pesam no orçamento do cidadão. “Nós pretendemos um reajuste de no mínimo 8%, que representará um ganho real, uma vez que a inflação com base no INPC não representa verdadeiramente as perdas do poder de compra do trabalhador”, avalia.
Outra proposta do Sinterp-MA para a CCT foi a extensão do recesso de fim de ano aos trabalhadores administrativos, como já acontece para os professores, uma vez que aqueles também são representados pela entidade sindical. A proposta, apesar dos argumentos do Sinterp, não foi aceita pela Sinep-MA. “Vamos aumentar a fiscalização das atividades desses trabalhadores, uma vez que muitas vezes os estabelecimentos os utilizam indevidamente para atividades pedagógicas, como fiscalização de provas”, o que  configura infração por desvio de função, informa.
IMPERATRIZ – Com a dissolução do Sindicato Patronal de Imperatriz, a diretoria do Sinterp-MA se deslocará até a cidade, nos dias 8 e 9 de maio, para buscar a negociação individualmente com os estabelecimentos. A proposta dos trabalhadores do município, eleita em Assembleia Geral, é de 12% de reajuste.

Fonte: ASCOM - SINTERP MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário