O tesoureiro do Sindmetal, Gerson Silva, participou do seminário “Reforma da Previdência, Saúde e a Terceirização de Serviços”, realizado em São Paulo.
O evento discutiu o Projeto de Lei 30/2015 – sobre a Terceirização, a Seguridade Social no País e a situação política. Participaram 126 dirigentes sindicais (88 homens e 38 mulheres), provenientes de 15 estados brasileiros.
A abertura do Seminário deu-se com a declaração de que a Coordenação Nacional da CTB expediu Resolução na qual se retira das discussões sobre a reforma da previdência pelo governo de Michel Temer, entendendo que se trata de negócios de interesse em vez de negociações.
Também foram discutidas as reformas mais recentes da previdência, de 1995 a 2015, e seus pressupostos. O financiamento e resultado da seguridade social obteve superávit de R$ 23,9 bilhões.
Outro item levantado foram os quase 60 projetos em trâmite no Congresso Nacional que prejudicam os trabalhadores, como a extensão da idade da aposentadoria para 75, tanto para homens quanto mulheres; Terceirização da atividade-fim, com horário de alimentação apenas 15 minutos e redução de até 70% dos salários dos trabalhadores diretos; proteção de máquinas em prejuízo do trabalhador; proibição de quaisquer contribuições às entidades sindicais.
O evento apresentou propostas para superação da situação do país, como a PEC 20/2016 – Antecipações das eleições; a PEC 15/2016 – Reforma política, eleitoral e partidária; Reforma tributária; Tributação de grandes fortunas; combate à sonegação e fortalecimento da fiscalização. A ministra do TST Delaíde Arantes convidou os movimentos sindicais a se aproximarem do Tribunal.
Para Gerson Silva, o seminário alcançou o objetivo de mobilizar, informar e aprofundar a discussão em torno dos direitos junto a lideranças trabalhistas, com a contribuição dos especialistas e da experiência dos sindicalistas.
O secretário de previdência, Pascoal Carneiro, convocou todos os sindicalistas a mobilizarem sua militância nas ruas contra o golpe. A secretária de Formação da CTB, Celina Arêas, fez o encerramento, ressaltando o caráter classista e de luta da CTB e a importância do trabalho de formação para contribuir na elevação da consciência da classe trabalhadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário