sexta-feira, 17 de junho de 2016

No Maranhão 'São João de Todos' será lançado com grande festa hoje (17)

Praia Grande enfeitada para o "São João de Todos"
O período junino chegou e a capital se enfeita com a abertura oficial das atividades do “São João de Todos”, promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís. Serão quatro arraiais principais, coordenados pelo governo, que apoia ainda mais 10 festejos nos bairros. 

Os espaços vão oferecer ao público uma vasta programação que incluem mais de 300 atrações entre shows musicais e apresentações de brincadeiras do período, além de comércio de pratos típicos e de peças do artesanato maranhense.

A programação organizada para os festejos vai brindar o público com este que é considerado um dos maiores São João do país. O público poderá curtir as atrações no Arraial Donato Alves – Ipem; Arraial Mestre Marcelino, na Nauro Machado/Centro Histórico e Arraial do Parque Folclórico da Vila Palmeira. Na Praça Maria Aragão, a programação é realizada em parceria com a Prefeitura de São Luís. O festejo tem início nesta sexta (17) e prossegue até dia 29 de junho, sempre das 19h à 1h.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, destacou que houve um amplo planejamento com as demais secretarias e parceiros para garantir um festejo animado e com todo o aparelhamento de segurança ao público: “Tudo foi organizado para que o ludovicense e os turistas tenham a mostra do melhor São João do país. O governo apoia os festejos nos bairros que são outro ponto importante destas comemorações. É um São João de todos, como o próprio nome do festejo”.

Espaço recentemente revitalizado pelo Governo do Estado, na gestão Flávio Dino, o Centro Social dos Servidores Públicos (Ipem) será palco de um dos maiores arraiais da capital. O Arraial Donato Alves terá 22 barracas montadas para garantir o melhor atendimento ao público. Destes, 10 espaços foram alocados para o trade turístico, que além da venda de produtos, vai divulgar o turismo local. Ainda no comércio de produtos, mais de 50 vendedores informais foram cadastrados para este arraial.

A vendedora Joana Maria dos Santos, 45 anos, que vai ocupar uma barraca no arraial, parabenizou a organização. “Eu acho que é certo ter essa orientação, porque depois que o arraial estiver montado é mais difícil organizar tudo. Vejo que estamos sendo bem informados e espero vender bastante no período”, ressaltou.

O Arraial do Ipem vai contar ainda com Barracão do Forró, com o melhor do pé de serra nordestino, Espaço Infantil com parquinho e brinquedos adequados a este público e Espaço do Artesanato com 12 barracas comercializando produtos da arte maranhense. No palco, serão 11 atrações por noite, incluindo shows e apresentações das brincadeiras.

No Parque Folclórico da Vila Palmeira serão 68 barracas e mais de 160 comerciantes de comidas típicas, incluindo os informais. Pela primeira vez no espaço são montadas barracas de palha – serão 18 no total. Haverá ainda Espaço Infantil, Espaço do Forró e Tambor de Crioula, Barracão de Artesanato com participação de artesãos do Ceprama. Serão seis atrações por noite, todos os dias de festejo.

Outra novidade deste arraial é a gratuidade do espaço para quem for curtir o festejo e que vai comercializar no local. “É uma determinação do governador Flávio Dino e não será cobrado nada. Nem ao público, nem ao barraqueiro, como ocorria antes”, disse o administrador do Parque Folclórico, Moisés Abílio. O arraial terá ainda recepcionista na entrada do local para receber o público.

O eletricista Edney Diniz Menezes, 47 anos, estava entusiasmado com as possibilidades de vendas. “Agora não precisamos ter nenhum custo e vamos poder vender um pouco mais. O arraial está bonito, organizado e espero que o público venha prestigiar”, disse. O Governo apoia ainda arraiais nos Vivas do Cohajap, João Paulo, Cidade Operária, Vicente Fialho, João Paulo, Liberdade, João de Deus, Largo de São Pedro (Madre Deus), Bairro de Fátima e Anjo da Guarda.

Festejo seguro
Para garantir a segurança do público que comparecer aos arraiais apoiados pelo Governo do Estado, equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal com reforço de segurança privada, nas áreas interna e externa dos arraiais oficiais. No apoio, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com a Vigilância Sanitária na fiscalização dos espaços.

A Semus vai disponibilizar ainda o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que terá ambulância à disposição em casos de situações de maior urgência que necessitem encaminhamento a hospital. Ainda as secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semuhr) com a Blitz Urbana para monitorar a correta ocupação do solo; e Trânsito e Transportes (SMTT) para disciplinamento do tráfego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário