terça-feira, 28 de junho de 2016

SINDEHOTEIS conquista reajuste salarial para os trabalhadores do setor de Turismo

Paulo Montanha (SINDETUR) e Luiz Henrique (SINDEHOTEIS)
Na manhã da última quinta-feira, a Diretoria do Sindehoteis gestão “Fortalecendo a Luta” se reuniu com o Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Maranhão (SINDETUR-MA) para discutir e assinar a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017 em torno do percentual de reajuste dos trabalhadores de Turismo.
No princípio das negociações, o representante do SINDETUR-MA, Paulo Montanha, levantou a possibilidade de congelamento do reajuste, no intuito de impossibilitar qualquer negociação com a instituição direção do Sindehotéis.
A entidade sindical, representante direta da classe trabalhadora, vinha tentando de todas as formas a abertura da negociação com o Sindicato Patronal de Turismo, que oferecia apenas o congelamento do percentual de reajuste. Segundo Luiz Henrique Pereira, presidente do Sindehotéis, os trabalhadores aprovaram o percentual de 13% de reajuste no salário.
Após a insistência da entidade, o Setor Empresarial resolveu mudar a proposta (retirar do congelamento) e oferecer o percentual de 9,30%. No ensejo, também foi discutido o aumento do ticket Alimentação que ficou no valor de R$ 13,00 reais. Com o salário reajustado sob o percentual, o valor ficará R$ 1.038,80. Na ocasião, todos os questionamentos foram produzidos mediante as propostas apresentadas, sendo que a estratégia e a firmeza da entidade sindical prevaleceu na conquista do reajuste.
“É lamentável algumas atitudes do setor empresarial colocar as mazelas da crise nos braços dos trabalhadores. Isso é inadmissível mesmo diante do cenário econômico do país. Apesar de ser um percentual abaixo do requerido pela categoria, conseguimos avançar dentro da propositiva das negociações”, comentou Luiz Henrique. “A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é um instrumento muito importante e que deve ser respeitado e valorizado por todas as pessoas”, concluiu.
Na ocasião, também esteve presente a diretora de Financeira, Ana Mendonça Silva; a diretora Social, Maria Raimunda; a assessora jurídica do Sindeducação, Dra. Celeste Braga; e Raimundo Pedro de Jesus, diretor da FETHEMAPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário