quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Sindicalistas maranhenses destacam importância do Encontro Nacional das CISTS no Maranhão


Joel (CTB), Henrique (SINDEHOTEIS), 

Aninha (SINDEHOTEIS) e 
São Luís Sedia entre os dias 16 e 18 de novembro, o VII Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTTs). 

O evento tem como tema ‘O SUS do tamanho da necessidade do povo brasileiro’.

O encontro  acontece no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga. 

Esta é a primeira vez que o evento não será realizado em Brasília (DF) e tem a participação de cerca de 400 pessoas, entre membros das CISTs nacional, estaduais e municipais, e demais atores que integram os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), voltados à assistência e à vigilância para garantia da Saúde do Trabalhador, de acordo com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Portaria 1.823/12), e as leis Orgânicas da Saúde: Lei 8.080/90 e 8.142/90.

Gerson Silva do Sindicato dos Metalúrgicos participa do encontro e falou com exclusividade ao Blog ao lado de sindicalistas antenados nos debates de Saúde do Trabalhador e Controle Social. 

De acordo com o Sindicalista "O encontro das CISTS ocorre num momento de ataques aos direitos dos trabalhadores e por isso serve para, além dos debates sobre a Gestão do tema, alertar aos trabalhadores a importância de se discutir e decidir sobre temas necessários no País como SUS, por exemplo.".

Gerson  Silva, do SINDMETAL
Ana Mendonça Silva e Luíz Henrique, dirigentes do SINDEHOTEIS também Acompanham com muito interesse o encontro. 

Ana destaca que "O evento permite que os trabalhadores e o Controle Social acompanhem de perto os debates sobre a Gestão e organização de uma área decisiva para todos nós. Por isso estamos aqui e levaremos tais informações à nossa base.". 

Luiz Henrique afirma que "As CISTs estão de parabéns pela combatividade e consciência do papel do Controle Social nessa área muito sensível que é a saúde do trabalhador. Estão todos de parabéns e vamos acompanhar os debates de maneira muito atenta.". 

Joel Nascimento, um dos membros da CIST no Maranhão enfatiza bem que "Estamos vivendo um momento onde após o avanço da política de saúde do trabalhador vive um momento de expectativa pois temos um governo golpista, o de Michel Temer, que em três meses de governo já disse que não quer avanços na cidadania por seus compromissos com o mercado financeiro. Isso é um absurdo. Vamos lutar para continuar fortalecendo o SUS e sua politica incluindo a politica de saúde do trabalhador.".

O 7º Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTTs) é realizado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador, Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Governo do Estado do Maranhão, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual, incorporado à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O Encontro segue até o dia 18, nas dependências do Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, Campus da UFMA, no Itaqui Bacanga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário