sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Júlio Pinheiro recebe em São Luís Secretário de Turismo da cidade Francesa de Saint-Malo

Vice Prefeito Júlio Pinheiro, Secretário de Turismo de Saint-Malo Dominique Herberth e dirigentes municipais de São Luís
Estreitar as relações institucionais, promover roteiros de turismo e apresentar as potencialidades da região foram os objetivos da visita do secretário de Turismo da cidade francesa de Saint-Malo, Dominique Herbeth de Portbarre, que esteve na Prefeitura de são Luís, na tarde desta quinta-feira (14). Recebido pelo vice-prefeito Julio Pinheiro, que representou o prefeito Edivaldo, o gestor francês pontuou as semelhanças entre as duas cidades e acenou para acordos e parcerias em diversas áreas.
O vice-prefeito Julio Pinheiro destacou o interesse da Prefeitura de São Luís em ampliar a relação com a cidade francesa. "Agradecemos a visita do secretário, que vem de uma cidade que muito tem em comum com a nossa São Luís e com a qual podemos firmar parcerias importantes. Estivemos na cidade de Saint Malo e vimos o potencial histórico e turístico, que são muito fortes. Buscamos fortalecer os laços e trazer dividendos para São Luís e nos alegra essa aproximação", ressaltou Julio Pinheiro.
Dominique Portbarre, que antes da audiência na Prefeitura de São Luís, percorreu alguns pontos turísticos da cidade, explicou que preside uma instituição que coordena o turismo em sua cidade e regiões do entorno, que recebem, em média, oito milhões de turistas por ano. "Estou muito feliz em estar aqui e quero muito conhecer mais a cidade de São Luís, que é bastante rica e linda", disse o secretário. 
"A proposta é desenvolver várias parcerias em áreas específicas, nas quais as duas cidades possuem semelhança e potenciais", reforça a secretária municipal de Articulação Institucional (Semai), Ana Paula Rodrigues. "O foco principal é o turismo, pois queremos divulgar a capital como roteiro em Saint Malo e vice-versa. É uma cidade muito parecida com a nossa, também pelas suas praias e gastronomia, atrativo para turistas", enumera a gestora.
Saint Malo fica localizada ao Norte da França e ainda é pouco conhecida dos brasileiros, mas pode ser potencializada com roteiros comuns à capital maranhense. "Queremos trazer franceses daquela região à nossa cidade", reitera Ana Paula.
Além do turismo, foi destacada a possibilidade de parceria na educação com foco no patrimônio, onde seria desenvolvido projeto comum a ser divulgado em escolas das duas cidades; na cultura, com a participação nos festivais realizados na cidade francesa e em contrapartida, destes nas festas como Carnaval e as festejos juninos; na agropecuária, com investimentos em tecnologia e troca de experiências na pesca, a exemplo da criação de ostras; e na área do meio ambiente, trazendo para a capital os exemplos dos projetos de preservação ambiental desenvolvidos na cidade francesa. "São áreas nas quais podemos avançar", reforça a titular da Semai.
Ao final do encontro, o secretário de Turismo de Saint-Malo foi presenteado com lembranças bem características da cidade maranhense: uma mostra de azulejo colonial, tiquira, o boizinho, principal personagem do Bumba Boi, e Guaraná Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário