sexta-feira, 23 de março de 2018

SINPROESEMMA luta e mais de 30 municípios já garantiram reajuste salarial 2018

Professora Janice Nery
(Diretora de Representação nos Núcleos Municipais do SINPROESEMMA)

De acordo com pesquisa parcial, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), envolvendo 69 municípios maranhenses, professores de 35 cidades já conquistaram o reajuste salarial de 2018. 

O Piso Nacional Salarial, para a jornada de 40 horas semanais, desde o dia 1º de janeiro de 2018, passou de R$ 2.298,80 para R$ 2.455,35. O novo piso foi estabelecido por meio de portaria do Ministério da Educação (MEC), com o reajuste de 6,81%.

As regras do Piso Nacional Salarial estão na Lei do Piso, aprovada em 2018, para que seja aplicada em todo o Brasil, favorecendo todas as redes de ensino, municipais e estaduais. Mas, nem todos respeitam a legislação. No Maranhão, o reajuste já foi conquistado também pelos professores da rede estadual. Onde o Sinproesemma possui núcleos de representação sindical, 50% dos munícipios já conseguiram a recomposição salarial. As demais ainda estão na luta pelo reajuste e por outros itens das campanhas salariais de 2018.

“Os núcleos municipais vão continuar fazendo a mobilização para fazer jus à implementação da pauta que passa pelo cumprimento da recomposição do piso e pelo resguardo da jornada de trabalho também prevista na Lei do Piso”, disse a secretária de Representação de Núcleos Municipais, Janice Nery.

As vitórias

Os municípios que já conquistaram o piso são Bacabal, Bom Lugar, Fernando Falcão, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Santa Quitéria, Coroatá, Peritoró, Urbano Santos, Lagoa Grande, Lago do Junco, São Raimundo do Doca Bezerra, Axixá, Santo Amaro, Cachoeira Grande, Icatu, Igarapé do Meio, Pio XII, Satubinha, Bela Vista, Santa Inês, Colinas, Sucupira do Norte, Buriti Bravo, Cajapió, São Vicente de Férrer, Boa Vista do Gurupi, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Governador Newton Bello, Junco, Nova Olinda, Presidente Médici e Paço do Lumiar.

Fruto da luta do Sinproesemma, a prefeitura de Paço do Lumiar, município da Região Metropolitana de São Luís, anunciou no início deste mês, o pagamento do reajuste salarial de 6,81% para os professores da rede municipal. Em torno de 700 servidores serão beneficiados.

Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário