quarta-feira, 14 de março de 2018

SINPROESEMMA pressiona e UNDIME recua negando orientação para mudar jornada de trabalho nos municípios

Trabalhadores e SINPROESEMMA em Paraibano

O SINPROESEMMA conseguiu dar um passo importante na luta que trava contra a alteração da jornada de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras em educação das redes  municipais no Maranhão.  

Após muita pressão do  Sindicato e dos trabalhadores a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação UNDIME emitiu Nota de Esclarecimento negando ter dado orientação aos municípios para alterar a jornada dos profissionais.

Na Nota a UNDIME nega articulação e orientação mas diz que "seu posicionamento" por meio de Nota emitida em 07 de Fevereiro de 2018 foi de dar "informação aos municípios e profissionais de educação" sobre a Lei mas que tais informações não teriam força de Lei.

De acordo com o SINPROESEMMA os profissionais de educação denunciam que estão sendo pressionados por prefeitos e Secretários a aceitar com base em um Parecer do MP e uma  simples Nota Técnica do Conselho Nacional de Educação o aumento da jornada de 13 para 16 horas. "Temos conhecimento de que até a FAMEM está nessa empreitada ao lado da UNDIME.", denunciam os trabalhadores.  

O Sindicato alega ser ilegal a atitude dos Gestores  que aproveitaram a Nota da UNDIME para forçar a barra. Hoje existem inúmeros casos em que as administrações públicas tem se mostrado irredutíveis e tentam à força impor a nova jornada.   

Os trabalhadores nos diversos municípios que vivenciam a pressão tem se mostrado indignados com a tentativa de mudança ilegal da jornada e organizam a resistência.  

O SINPROESEMMA emitiu Nota recentemente orientando os trabalhadores a não aceitarem a movimentação dos Gestores e com diálogo e mobilização tem feito a drfesa dos trabalhadores.  

O Diretor Jurídico do SINPROESEMMA Henrique Gomes reafirma que o Sindicato permanecerá na mesma linha de luta ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras e considera o posicionamento da UNDIME um fato positivo na luta para derrotar de vez a movimentação ilegal das Prefeituras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário