quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Prefeitura de São Luís amplia ações de educação ambiental em escolas e entidades de bairros


Ações em escolas, associações de moradores e promoção de visitas aos Ecopontos são estratégias usadas pela gestão do prefeito Edivaldo para estimular a conscientização sobre o descarte ambientalmente sustentável dos resídios sólidos
Além das atividades operacionais diárias para garantir a limpeza da cidade, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, desenvolve ações de educação ambiental, atuando na conscientização sobre a limpeza urbana nas escolas da rede municipal, associações de moradores, visitas guiadas aos Ecopontos entre outras. O objetivo deste trabalho, que segue a orientação do prefeito Edivaldo, é conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos.

Além das visitas em escolas, as ações de educação ambiental da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza incluem visitas guiadas de estudantes aos Ecopontos e palestras em associações de bairro para discutir com os moradores como melhorar a limpeza urbana na sua comunidade. Também são feitas ações nas ruas para chamar a atenção da população para o problema que é o descarte irregular de resíduos sólidos e as consequências que ele traz para o meio ambiente, a saúde pública e o paisagismo urbano.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informa que as ações são constantes. "Nós temos uma programação semanal de ações educativas em escolas porque entendemos que esta mensagem que é repassada às crianças não fica só nas escolas. Ela chega também à família destes estudantes. Com isso conseguimos levar o discurso da sustentabilidade e da gestão correta dos resíduos para várias pessoas da nossa cidade", afirmou.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Esta semana as atividades tiveram início pela Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bernardina Spíndola, localizada no Centro de São Luís. A ideia é que a atividade seja uma aula mais descontraída que as do dia a dia, tendo o Cidadão Limpeza como professor. As atividades são planejadas conforme a idade dos estudantes, sendo realizadas desde brincadeiras lúdicas até palestras educativas.

Em todas as ações realizadas nas escolas, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza é recebido com muita empolgação pelos alunos que participam de todas as atividades propostas, tiram dúvidas sobre a coleta seletiva e debatem entre si a importância da limpeza urbana para a preservação do meio ambiente.

Aos 6 anos, o estudante Davi Ferreira ficou atento às explicações do Cidadão Limpeza Cidade Beleza e depois falou o que aprendeu. "A gente aprendeu que existe uma cor de lixeira para cada tipo de lixo e que é importante separar para poder reciclar e não jogar o lixo na rua porque isso é ruim", contou.

A diretora da U.E.B. Bernardina Spíndola, Sílvia Fontinhas, destacou a importância deste trabalho na rede de ensino. "É a escola um ambiente onde podemos tratar de todos os temas de forma lúdica, com a orientação pedagógica necessária para formarmos um cidadão mais consciente. Esta formação precisa ser iniciada ainda na infância, por isso, é fundamental trazer este trabalho para as escolas da nossa rede", informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário