quarta-feira, 17 de outubro de 2018

SINPROESEMMA renova Coordenação do Núcleo Municipal de Barreirinhas

Secretária de Representação dos Núcleos Municipais, Janice Nery com membros da chapa vencedora

O núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) de Barreirinhas elegeu, no último dia 03 de outubro, a Chapa 1, encabeçada pela professora Leonilde Chaves, para coordenar o núcleo do sindicato no município pelos próximos três anos. Ao todo, foram 263 votos a favor da chapa vencedora.
A trajetória de conquistas do Núcleo é bastante conhecida para a categoria de trabalhadores da educação em Barreirinhas: sob a coordenação anterior da professora Leonilde Chaves, o núcleo passou por reorganização e reestruturação sindical, com atendimento ao associado em uma sede com horário fixo, além de promover assistência jurídica presencial, sem a necessidade de deslocamento para São Luís. Passou também a prestar contas anualmente com a secretaria de finanças estadual do Sinproesemma.

Apuração dos votos
Núcleo do Sinproesemma em Barreirinhas Renova sua Coordenação
Entre as conquistas, estão a implementação da jornada de trabalho de 2/3 de interação com aluno e 1/3 de trabalho extraclasse; a integralidade do reajuste salarial entre os anos 2012 a 2017; acompanhamento e efetivação do Plano de Cargos, Salários e Carreiras da categoria e a vitória na ação judicial referente ao repasse dos 17,22% de diferença do reajuste salarial, quando o prefeito da cidade havia repassado apenas 5% dos 22,22% previstos de reajuste aos professores em 2012. Outras conquistas como a valorização da categoria e a obtenção de um terreno para a construção da sede administrativa e social que está em andamento, endossam a trajetória.
Para a professora Leonilde Chaves, uma das principais metas da gestão é unificar a categoria após o pleito. “É um dos nossos desafios: unificar a categoria, e unir forças para que tenhamos um sindicato mais forte e combativo”, disse. Segundo ela, a luta por mais direitos, para professores e alunos, deve ser alinhada pela categoria que é uma pauta constante. “Lutamos por uma educação onde os alunos tenham os seus direitos respeitados, mais liberdade para os professores trabalharem, com garantia de direitos e valorização do trabalho”, destacou. A professora agradeceu aos companheiros que apoiaram e reconhecem a luta do Sinproesemma em Barreirinhas.

Profissionais da educação esperando para votar
Por sua vez, o presidente do Sinproesemma, Professor Raimundo Oliveira, parabenizou a chapa vencedora e todos os educadores do município pela confiança naqueles que, de fato, os representam. Oliveira ainda reforça a confiança da categoria na atuação do sindicato. “Essa coordenação que se renova demonstra a confiança da categoria. O Sinproesemma tem realizado, através de seus núcleos, lutas em prol dos trabalhadores em educação e tem o reconhecimento de todos. Barreirinhas é um dos exemplos”.
O núcleo do Sinproesemma em Barreirinhas conta, hoje, com 660 associados. Na votação para eleger a nova coordenação, 583 associados votaram nas 03 chapas concorrentes. Além da professora Leonilde Chaves, compõem a nova coordenação do núcleo do Sinproesemma no município: Antônio Carlos Santos Lisboa (Vice- Coordenador); Marcelo Pereira da Conceição (Secretário-Geral) Adriane Néres Sarmento (Secretária de Finanças); Leones Sousa Costa (Secretária de Imprensa); Rosilda Diniz Sousa (Secretário de Formação Sindical); Maria de Jesus Rocha Lisboa (Secretária de Servidores Técnicos e de Apoio); José de Jesus Costa Reis (1º Suplente) e Maria da Conceição Lima Sousa (2º Suplente).
Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário