Mestrando Marcos Silva |
Uma reflexão sobre temas socioambientais da Companhia.
Boa leitura.
CAEMA e a Responsabilidade Socioambiental.
Por: Marcos Silva
A CAEMA no de 2016 criou a Coordenadoria Socioambiental, subordinada a Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – EMAR para ser responsável em elaborar e acompanhar o desenvolvimento dos Projetos Socioambientais da CAEMA.
A Coordenadoria Socioambiental possui hoje uma equipe técnica de (cinco) pessoas, incluído o coordenador, além de conta com duas estagiárias no turno matutino.
A equipe técnica da EMARS tem compromisso com as seguintes competências:
I- elaborar, coordenar e avaliar Planos, Programas e Projetos que sejam no âmbito de atuação socioambiental nesta coordenação;
II- elaborar Termos de Referência e Planos de Trabalho para contratação de serviços especializados para apoio, elaboração e execução de pesquisas, estudos, planos, projetos educativos e socioambientais;
III- planejar e desenvolver campanhas educativas e de educocomunicação permanentes, visando à sensibilização dos empregados e da população usuária dos serviços da CAEMA sobre os aspectos relacionados à saúde pública, educação sanitária e ambiental e ao uso racional da água;
IV- interagir com as unidades e setores da Companhia, visando troca de informações e a participação destes nas atividades socioambientais;
V- integrar unidades de saúde, meio ambiente, educação e organizações da sociedade civil nos diversos níveis institucionais, para o desenvolvimento de ação conjunta dirigida a estudantes, professores, líderes e agentes comunitários visando maior eficácia dos Programas de Educação Ambiental da Companhia;
VI- subsidiar a elaboração de material didático e audiovisual em parceria com a Assessoria de Comunicação da Companhia, para uso nos projetos e campanhas educativas;
VII- realizar reuniões de avaliação e monitoramento com as áreas desta Gerência e as equipes que executam o Trabalho Socioambiental, bem como a população beneficiaria dos Projetos;
VIII- encaminhar informações sobre o andamento do Trabalho Socioambiental e das demais informações necessárias ao processo de acompanhamento e avaliação da execução e dos resultados das ações.
IX- analisar relatórios mensais e encaminhar para a Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos;
X- acompanhar e aferir a execução do Trabalho Socioambiental, assim como verificar a regular aplicação das parcelas de recursos;
XI- coordenar e avaliar junto a comunidade beneficiária as ações do Trabalho Socioambiental na Capital e Interior;
XII- gerir os contratos de Trabalho Socioambiental, visando à compatibilidade com a execução das obras físicas;
XIII- realizar visitas e elaborar pareceres sociais sobre demandas de Serviço Social no âmbito dos Projetos de responsabilidade desta Coordenação;
XIV- realizar articulação com órgãos e entidades da esfera federal, estadual e municipal a fim de estabelecer parcerias para a realização do Trabalho Socioambiental;
XV- controlar e avaliar o desenvolvimento dos trabalhos, adotando metodologia e ferramentas próprias para gestão de projetos, baseadas nas orientações repassadas pela equipe de acompanhamento de projetos;
XVI- elaborar relatórios de atividades para apresentar ao Gerente desta Gerencia.
XVII- organizar sistemas de divulgação permanente dirigido ao público interno, aos usuários e a sociedade em geral, com vistas a divulgar os trabalhos e estudos, pesquisas e realizações da Companhia na área ambiental;
XVIII- promover seminários descentralizados, anualmente, na Sede e em todas as Unidades Regionais da companhia, com a participação da sociedade civil, com vista à conscientização pública para a preservação do meio ambiente, dos recursos hídricos e do uso racional da água;
XIX- criar e implementar comissões, núcleos, comitês para apoio ao desenvolvimento da política de educação ambiental da Companhia; e
XX- executar outras atividades correlatas.
O trabalho socioambiental em empresas dos Serviços de Água e Esgoto colabora para garantir a participação dos beneficiários promove uma melhor adequação das intervenções às necessidades e demandas dos grupos sociais envolvidos, apresentando-se como contribuição significativa para a sustentabilidade dos equipamentos de saneamento ambiental da organização. Favorecendo a correta apropriação e uso dos sistemas operados e implantados, e assegura a mobilização e a participação social por meio de atividades de caráter socioeducativas.
Diante do exposto, pode se verificar o quanto é grande o desafio de fazer da CAEMA uma Empresa com um permanente compromisso socioambiental junto a seu público interno: os trabalhadores efetivos, comissionados, estagiários e traines, além do público externo: os consumidores (usuários). No entanto esse desafio é enfrentado com qualificação profissional e capacidade de fazer as coisas acontecer, sendo este o sentimento e o compromisso que vejo em toda a equipe técnica da EMARS.
A CAEMA é uma grande empresa de saneamento e o desenvolvimento das ações socioambientais serve para fortalecer o compromisso permanente com a Responsabilidade Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário