quinta-feira, 14 de maio de 2020

Opinião do leitor: Obediência ao Vírus

Fernando Resplandes
O Blog tem recebido textos de inúmeros leitores tratando de temas relacionados às aflições, ansiedades, angústias, que milhões, talvez bilhões de pessoas no mundo inteiro estão sentindo 

O texto  abaixo é de um servidor público,  trabalhador da CAEMA, na cidade de Imperatriz Maranhão. 

Trata-se de uma reflexão sobre o momento que vive a humanidade por conta do Corona Vírus.

Boa leitura.

Obediência ao vírus

Por: Fernando Resplandes

Queremos reestabelecer a paz! Queremos uma normalidade sadia que existia e muitos não aproveitaram.

Queremos voltar a sentar na calçada, ir ao barzinho, ir ao restaurante, ir à faculdade, ir ao futebol e, é claro, muitos querem apenas voltar para casa! 


Alguns não iam a um restaurante pelas condições financeiras. Outros, apenas por opção. Mas atualmente ninguém vai por falta de opção. Não é questão de igualdade, é questão de consciência. 

Enquanto ficar em casa já foi cafona, hoje é questão de obediência e responsabilidade. Usar máscara era tão banal. Hoje, Usar máscara é mais que importante, é essencial. 
Não resta dúvida que há um novo mundo! Na verdade, um pós mundo! Ah!!! Que saudades daquele antigo mundo! Aquele mundo que o homem obedecia uns aos outros e temia a deus. Atualmente obedecem e tem a um vírus! Isso! Um vírus. Algo tão pequeno e tão inteligente que se contrapõe à lógica do existir! 

Como assim? Algo surge na Ásia e se espalha pelo mundo inteiro em uma velocidade alarmante? Como assim!? Como assim, um vírus que pode morrer com água e sabão!? É! Vírus só pega em pobre! Vírus só mata naquelas bandas! Como assim a vizinha? Como assim meu tio, meu avô, meu primo? Como assim!? 

Infelizmente  ovírus não tem um público específico. Muito pelo contrário, leva desde o rico ao mais paupérrimo ser humano. O vírus manda você ficar em casa! O vírus faz o mundo ficar em pânico! O vírus trouxe consigo um enigma: a incubação. 

Não seria tão sábio sair por aí matando de imediato quem ele atingisse. Não! Mas veja, parece um jogo do mal, onde o atingido passa a agir a favor do vírus, atingindo mais e mais gente e estes atingidos outros e assim sucessivamente até que não reste Campo para se alastrar. 

Numa comparação grosseira, o crescimento do vírus é baseado nas pirâmides financeiras, ou as famosas redes, onde alguns saem ganhando (acredite, alguém sai ganhando com o vírus também) numa perspectiva óbvia: existiu um mundo antes do corona vírus e estamos tentando engrenar um mundo novo dentro do contexto (ainda não é pós). 

A torcida é pela ciência, que encontre uma vacina contra o vírus. A fé é no criador que pode se compadecer com a situação. 

No mais é solidariedade e obediência! 

Imperatriz-MA, 12 de Maio de 2020

2 comentários: