terça-feira, 7 de julho de 2020

Prefeitura de São Luís prorroga para sexta-feira (10) vencimento da primeira parcela e cota única do IPTU 2020


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), prorrogou o prazo de vencimento da primeira parcela e cota única (com 15% de desconto) do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2020), para a próxima sexta-feira (10). 

Diante da alta demanda nos postos e também no site para emissão de boletos, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior decidiu alterar a data de vencimento, dando ao contribuinte um maior tempo para emitir e efetuar o pagamento do imposto.

Desde o ano passado, a Prefeitura tem realizado o lançamento digital do IPTU. Para emissão do boleto para pagamento, o contribuinte deve acessar o portal da Semfaz, no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br munido da inscrição imobiliária do imóvel, que pode ser recuperada em carnês antigos ou com o CPF do proprietário do imóvel.

Com a pandemia do novo coronavírus (Coovid-19) e a necessidade de evitar aglomeração de pessoas, a Semfaz disponibilizou o teleatendimento do IPTU que também ficará disponível até o dia 10 de julho, onde o contribuinte pode solicitar a emissão de boletos, verificar isenção, formas de pagamento, impugnação de valores entre outras demandas relacionadas ao imposto.

Os contribuintes que tiverem dúvidas deverão entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, através dos contatos: (98) 99159-2769 / (98) 99162-5674 / (98) 98847-5037 / (98) 99186-3790. Para atendimento presencial, o contribuinte deverá marcar previamente e o atendimento acontecerá na sede da Semfaz, localizada na Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, a Semfaz registrou uma grande procura nos postos e no site para emissão dos boletos do imposto. "Tivemos muita busca pelo teleatendimento e site. Com isso, e para atendermos aos contribuintes de maneira eficaz e com qualidade, decidimos, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, prolongar o prazo para pagamento com desconto e da primeira parcela do IPTU", afirmou.

BOLETO

No site da Semfaz, o cidadão tem acesso ao boleto do IPTU 2020. Na janela com informações sobre IPTU na tela inicial do site, o contribuinte deve clicar no item 'Consulte seu IPTU aqui', tendo em mãos a inscrição imobiliária do imóvel ou o CPF vinculado ao cadastro. Na página à qual será direcionado, deve digitar a inscrição imobiliária nova (17 dígitos), ou a antiga (16 dígitos), ou o CPF vinculado ao cadastro, digitar o código de verificação e em seguida em 'Consultar débitos de IPTU'.

Uma barra azul, com o endereço aparecerá. O contribuinte deve clicar e logo todos os débitos referentes ao imóvel aparecerão na tela, então é só selecionar a parcela ou cota única, escolher a data do pagamento e emitir.

Caso o contribuinte tenha dificuldades para emitir o seu boleto, deve entrar em contato imediato com a equipe da Central de Atendimento do IPTU 2020, através dos telefones informados acima.

PAGAMENTO

Contribuintes com CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro, o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária. Contribuintes sem CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro, o pagamento poderá ser feito nos canais de autoatendimento - caixa eletrônico, ou pelo App do Banco do Brasil. Os boletos também podem ser pagos em caixas eletrônicos do BB, com cartões de outros bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário