domingo, 13 de março de 2022

Como melhorar acesso à Justiça é tema de "Hackathon' do TJMA


“Como melhorar o acesso à Justiça do cidadão e da cidadã maranhense?”. Esse é o desafio do primeiro Hackathon TJMA, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), entre os dias 8 e 10 de abril de 2022. A maratona é coordenada pelo Laboratório de Inovação do TJMA, Toada Lab, e organizada pela empresa de inovação Judiciário Exponencial. O Edital será lançado nesta segunda feira (14), às 19h, em live transmitida nos canais oficiais do TJMA e Judiciário Exponencial no YouTube, simultaneamente.

As inscrições serão gratuitas, por meio de link a ser divulgado, das 00h00min (horário de Brasília) de 14/03/2022 até às 12h00min (horário de Brasília) de 06/04/2022. Será permitida apenas 1 (uma) inscrição por CPF.

O ToadaLab, Laboratório de Inovação do TJMA, foi instituído por meio de Resolução GP nº 682021, assinada pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo. O laboratório é coordenado pelo juiz Ferdinando Serejo.

SOBRE O HACKATHON

O Hackathon - termo que remete à combinação das palavras “hack” (programar) e marathon (maratona) - tem o objetivo de promover, reconhecer e divulgar soluções desenvolvidas pela comunidade, na esfera da Justiça Estadual, que tenham potencial inovador. A maratona não possui caráter comercial, nem objetiva resultados financeiros.

O Hackathon TJMA é um evento aberto ao público, voltado a pessoas com conhecimentos nas áreas de ciência de dados, programação e desenvolvimento, direito, negócios, economia, administração pública, marketing, design e engenharia.

A maratona acontecerá de forma remota, com a utilização da plataforma de Desafios e Experiências Exponenciais do Judiciário Exponencial (DEX2) [https://jedex2.com/] e plataforma de comunicação denominada Discord [https://discord.com]. O evento contará com atividades síncronas como palestras, mentorias e dinâmicas de interação entre os participantes.

FORMAÇÃO DE TIMES

Os interessados em participar do Hackathon TJMA precisam formar times de três a cinco integrantes. O time deverá ser composto por, pelo menos, 1 servidor(a) do Poder Judiciário do Maranhão.

Os participantes serão convidados a manifestar suas áreas de conhecimento durante o processo de inscrição, com o objetivo de contribuir para a formação adequada das equipes.

O público-alvo preferencial são pessoas com conhecimentos nas áreas de ciência de dados, programação e desenvolvimento, direito, negócios, economia, administração pública, marketing, design e engenharia.

PARCERIAS

O TJMA busca a captação de organizações (sejam públicas, privadas, associações, coletivos, redes, etc) que tenham interesse em serem parceiras do evento Hackathon TJMA, a fim de tornarem-se colaboradores na divulgação da maratona e no fomento da inovação da Justiça em suas instituições.

Para ser uma instituição parceira do Hackathon TJMA, basta preencher e enviar este formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScC48p_cy3YzxkZO5e1hLoLCTO8--WS9OTu62zvKdFoVNF2RQ/viewform

Em caso de dúvidas encaminhe um e-mail para jedex2@jedex.com.br

Fonte: Agência de Notícias TJMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário