Em meio à onda de ataques extremistas contra o SINPROESEMMA o Blog publica uma importante reflexão para os trabalhadores, trabalhadoras, dirigentes sindicais responsáveis e à sociedade expressa no Portal ABRIDOR DE LATAS.
Boa leitura.
Você já parou para pensar porque setores da velha mídia e as elites querem acabar com os sindicatos?
Nos últimos anos, essa ofensiva contra as entidades que defendem os trabalhadores se tornou ainda maior.
Ao mesmo tempo, os governos (Temer e Bolsonaro) conseguiram aprovar medidas contra os direitos dos trabalhadores, como a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência e a possibilidade de terceirização de todas as atividades das empresas.
Então, seria tudo isso apenas coincidência?
Certamente não!
Trata-se de uma ação organizada pelas elites para enfraquecer quem luta contra as desigualdades e injustiças.
Com ajuda da velha mídia, as elites tentam enfraquecer as entidades sindicais espalhando mentiras e boatos.
Assim, se os poderosos conseguirem acabar com os sindicatos, eles ganham mais força para impor um projeto de sociedade marcado pela desigualdade e pela exploração.
Afinal, querem construir um mundo que funciona apenas para eles.
Há diversas maneiras de tentar deslegitimar a existência e o importante papel social das entidades sindicais. O ataque mais direto à atuação dos sindicatos – e aos próprios trabalhadores – foi a aprovação da Reforma Trabalhista.
Junto com esses retrocessos, vem também uma grande onda de difamação contra sindicatos, federações e centrais sindicais.
Assim, os sindicatos são atingidos em cheio por visões distorcidas. Também sofrem com a perseguição promovida pelas parcelas mais ricas da sociedade.
E ainda recebem ataques da velha imprensa e por setores políticos interessados em manter as coisas como estão.
Mas por que o movimento sindical é tão atacado?
Primeiramente, precisamos ter clareza. Por trás desses discursos prontos, que muitas vezes são reproduzidos sem nenhuma reflexão crítica, está uma realidade gritante: as elites, governos reacionários e o empresariado querem o fim dos sindicatos.
Portanto, para lucrar mais e perpetuar a brutal desigualdade que marca o Brasil, esses segmentos atacam os movimentos sindicais cotidianamente.
Se eles têm seus motivos para fazerem isso, os trabalhadores também têm seus motivos para resistir cada vez mais.
Mas há um problema: muitos trabalhadores acabam reproduzindo essas mentiras e nem se dão conta de que estão reproduzindo um discurso que vai prejudicar a eles mesmos.
Mas se eles desejam acabar com os sindicatos, o que os próprios sindicatos irão fazer?
Por isso, os trabalhadores precisam saber quem são os que querem acabar com seus direitos.
Fonte: Portal ABRIDOR DE LATAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário