terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Gilberto Gil e Paulo Coelho criam ópera inspirada em poema de Gonçalves Dias para a COP 30


Nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2025, o Theatro da Paz, em Belém, receberá uma ópera inspirada no poema I-Juca-Pirama, de Gonçalves Dias, durante a COP30. O projeto, idealizado por Paulo Coelho, conta com a colaboração do músico Gilberto Gil e do italiano Aldo Brizzi, que compuseram a trilha sonora. O libreto foi escrito por Coelho e as composições foram finalizadas há seis meses.

A ópera promete ser uma narrativa dramática, filosófica e poética, abordando a realidade do mundo indígena na Amazônia, que enfrenta constantes ameaças de invasores de outras culturas. A produção busca destacar a importância da preservação cultural e ambiental da região.

O evento contará com a presença do presidente Lula, que assistirá à primeira apresentação, assim como outros líderes internacionais. Um aspecto inovador da performance será a participação de Coelho, que aparecerá em um holograma projetado durante o espetáculo, trazendo uma nova dimensão à experiência.

Essa iniciativa reflete a crescente intersecção entre arte e questões ambientais, utilizando a ópera como um meio de conscientização sobre os desafios enfrentados pelos povos indígenas e a biodiversidade da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário