sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Secretaria da Igualdade Racial realiza hoje (30) Diálogo sobre a nova política de Igualdade Racial

Gerson Pinheiro e Marden Ramalho
O Secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, concedeu entrevista ao radialista Marden Ramalho no programa Plataforma Sindical,  na Rádio Capital AM. 

Na entrevista, o secretário respondendo à provocação de um ouvinte, falou da situação histórica dos negros e da importância das políticas compensatórias, como as cotas raciais, que visam minimizar carências nas condições de vida das comunidades negras, prejudicadas e discriminadas pelo padrão dominante de distribuição da riqueza. 

"Se teve esse vácuo institucional, do tratamento da questão do negro, o mesmo não se pode dizer da luta do próprio negro; o negro já lutou muito, formou os quilombos durante a escravidão, lutou pra que viesse a abolição, lutou depois para conquistar a terra e manter sua cultura", disse o secretário. 

Falou ainda da articulação que será feita com os movimentos sociais para a realização de oficinas com os povos de comunidades rurais quilombolas, com os povos de religião de matriz africana e com os gestores municipais do SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial). 

Por fim, o secretário convidou os poderes públicos, a imprensa e os movimentos sociais a participar do evento promovido pela Secretaria de Igualdade Racial, onde serão apresentadas as metas e ações da SEIR, além da equipe de trabalho da Secretaria. Avisou ainda que após o evento haverá apresentação do Tambor de Crioula. 

O evento chamado DIÁLOGO SOBRE AS NOVAS PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE IGUALDADE RACIAL NO ESTADO DO MARANHÃO acontecerá nesta sexta-feira, 30 de janeiro, as 17 horas, no Auditório do Curso de História da UEMA, na Praia Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário