segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Rádio Timbira estreia nova programação e democratiza informação

Uma das prioridades na política de comunicação do Governo Flávio Dino, a Rádio Timbira AM inaugura nova grade de programação nesta segunda-feira (09). Após passar por amplo processo de reestruturação e revitalização que compreende mudanças no quadro técnico e operacional, a Rádio Timbira prioriza a comunicação democrática e pública.

O governador Flávio Dino ressalta que a democratização da informação é necessária para que aconteça de forma singular a liberdade de expressão. “Precisamos garantir a pluralidade dos meios de expressão para todos e não apenas que alguns tenham vozes. A rádio é um meio de comunicação amplo e que a população pode ter acesso facilmente. O governo está investindo na Timbira como uma extensão da voz do povo”, afirmou o governador.

Fundada em 1941, a 1290 Khz tem o desafio de democratizar a informação no Maranhão. “A reestruturação da Rádio Timbira é mais um compromisso do governador Flávio Dino com a população maranhense. Um passo importante para fortalecermos a comunicação pública no Estado e estabelecermos diálogo permanente com a população”, explicou o secretário de Estado de Comunicação Social, Robson Paz.

Para alcançar essa função social, a nova programação prioriza a participação direta dos ouvintes construindo um ambiente mais democrático, transparente e com cidadania na comunicação do Estado. “É com este objetivo que teremos a emissora a serviço da população para assegurar o direito à informação com credibilidade, prestação de serviços e muita interatividade”, completou o secretário. Essa diretriz é facilmente percebida no novo slogan da rádio: ‘Timbira: A rádio de todos nós’.

Segundo o diretor-geral da rádio, Darlan Andrade, a emissora oficial do Estado se tornou ao longo de 71 anos de existência, um patrimônio do povo maranhense. Ele disse que antes do veículo se tornar uma simples voz da assessoria do governo, ela cumpria papéis de suma importância para a sociedade maranhense e afirmou que talvez o maior deles tenham sido aproximar as pessoas e levar a informação aos quatro cantos do Maranhão, o que voltará a acontecer após a reestruturação feita pela atual gestão.

“A Rádio Timbira hoje é, definitivamente, uma rádio estatal e sua história precisa ser respeitada. Ser chamada de pública foi uma estratégia utilizada pelo governo anterior para confundir a sociedade como forma de maximizar o papel de sua comunicação, quando, na verdade, a rádio trabalhava apenas como difusora das ideias governamentais. O povo não podia sequer participar da programação da emissora. Agora, com a determinação do governador, vamos tornar a rádio uma referência em comunicação pública no estado do Maranhão, estabelecendo um modelo de emissora pública consistente, plural e interativa”, frisou Darlan Andrade.

Novidades na rádio
 
A nova programação da Rádio Timbira – pioneira do estado, e hoje a única emissora do Maranhão na Rede Nacional de Rádio, sistema EBC do Governo Federal – exibirá uma vasta grade de segunda a domingo, com jornalismo trazendo informações locais, nacionais e até internacionais, esportes, cultura, música, debates, entrevistas, além de muita interação com o ouvinte que poderá participar dos programas, por meio de perguntas, sugestões e críticas.


A rádio pública do Maranhão, que pode ser ouvida em tempo real na internet, e em plataformas móveis, vai proporcionar uma informação isenta, rigorosa, plural e contextualizada, que garanta a cobertura noticiosa dos principais acontecimentos sob a visão jornalística.

Para Andrade, a principal missão da Rádio Timbira será preservar os valores essenciais à construção de uma comunicação democrática e popular. “Queremos a aproximação máxima da sociedade, além de promover com a nossa programação, o acesso ao conhecimento e à aquisição de saberes, assim como o fortalecimento do sentido crítico do público. Seguindo este pensamento, elaboramos uma programação que busque dar à rádio o seu verdadeiro caráter público, amarrado à verdade e à informação de responsabilidade”, relatou o diretor-geral.

Sobre isso, o governador Flávio Dino ressalta que o modelo adotado privilegia a comunicação pública como forma de consolidar a consciência cidadã. “A Timbira é um patrimônio do povo do Maranhão. O nosso compromisso, que estamos concretizando, é ter uma equipe adequada, investir em equipamento, para que a Rádio Timbira seja a voz do governo que está procurando atender a todos os maranhenses com justiça, com decência e com dignidade, consolidando uma consciência cidadã desse novo momento do Maranhão”.

NOVA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO TIMBIRA
  Segunda a sexta
  5h às 6h – BOM DIA SERTÃO (sertanejo raiz com informações para o homem do campo) – com apresentação de Kleuberth Costa 6h às 8h – PRIMEIRA HORA (muita interatividade e informações do começo da manhã. Primeiras notícias do dia – trânsito, polícia, etc) – com apresentação de Renato Júnior 8h às 11h – A VOZ DA MANHÃ (muita participação popular, correspondentes das rádios por todo o estado e sempre com um tema central. Participação ao vivo do repórter) – com apresentação de Heider Lucena. 11h às 12h – TIMBIRA DEBATE (um tema, todos os dias, debatido por quem entende do assunto, com participação do ouvinte) – com apresentação de Marcos Saldanha 12h às 13h – JORNAL DA TIMBIRA (As principais notícias do Maranhão, do Brasil e do Mundo, com um jornalismo sério, atuante e independente) – com apresentação de Ronny Moreira e Daniele Kliny. 13h às 14h – LINHA DE FRENTE (programa esportivo que vai mostrar o futebol profissional e valorizar o esporte amador) – com apresentação de apresentação de Sólon Vieira. 14h às 17h – COMUNIDADE INTERATIVA (participação dos ouvintes, descontração e muita informação com participação ao vivo do repórter e interatividade com as redes sociais) – com apresentação de Edvaldo Oliveira. 17h às 19h – CONVERSA À BEIRA-MAR (bate papo descontraído, brindes, quadros de comportamento, informações para as mulheres, dicas culturais e música com clima de fim de tarde. Tudo isso com muito jornalismo e participação popular) – com apresentação de Gisa Franco. 19h às 20h – A VOZ DO BRASIL 20h às 21h – FAIXA CULTURAL 21h à 0h – REVISTA DA NOITE (Uma conversa direta com o interior, recebendo e enviando recados, atendendo pedidos musicais, dando informes jornalísticos do fim da noite, falando sobre cultura, sorteando brindes, dando flashes ao vivo de eventos culturais, abrindo espaço para as pessoas encontrarem pessoas que há muito não encontram, etc) – com apresentação de Marden Ramalho.

Sábado
  5h às 7h – CANÇÃO DO MEU SERTÃO (musical de sertanejas de raiz) 7h às 7h30 – PROGRAMA PRODUZIDO POR ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS E RÁDIOS COMUNITÁRIAS 7h30 às 9h – RÁDIO MEMÓRIA (músicas de antigamente) 9h às 10h – CIDADE EM AÇÃO (programa em conexão com as associações de moradores sobre ações, problemas e soluções propostas, com participação de repórter). 10h às 12h – MARANHÃO ESPECIAL (músicas e informações do Maranhão) – com apresentação de Luis Barreto. 12h às 12h30 – JORNAL DA SEMANA 12h30 às 14h – SAMBA DE RAIZ 14h às 20h – JORNADA ESPORTIVA 20h à 0h – FIM DE NOITE TIMBIRA

Domingo
  5h às 7h – CANÇÃO DO MEU SERTÃO 7h às 8h – PROGRAMA PRODUZIDO POR ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS E RÁDIOS COMUNITÁRIAS 8h às 9h – MARANHÃO TERCEIRA IDADE (programa produzido específico com informações direcionadas aos idosos). 9h às 10h – GENTE DE VALOR (programa que mostra ações de pessoas e comunidades que fazem um bom trabalho anônimo em todo o estado). 10h às 11h – TIMBIRA FAMÍLIA (entrevista com donas de casa, psicólogos, educadores, sempre com um tema relacionado à família). 11h às 14h – DOMINGO MUSICAL 14h às 20h – JORNADA ESPORTIVA 20h à 0h – FIM DE NOITE TIMBIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário